ad16
Política

Iracema Portella coordena Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas no Piauí

Deputada Iracema Portela

A Comissão Especial de Políticas Públicas sobre Drogas (CEDROGA) da Câmara dos Deputados está realizando seminários em todos os Estados do país durante o mês de agosto. O objetivo é compilar as experiências relacionadas a tratamento de dependentes químicos, apoio a seus familiares, reinserção social e também as ações de combate ao tráfico de drogas.

No Piauí, o Seminário acontece no próximo dia 11 (quinta-feira), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, a partir das 8h30. A deputada federal Iracema Portella, vice-presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas e 3ª vice-presidente da CEDROGA é a responsável pelo evento.

A parlamentar explica que desde sua criação a CEDROGA tem trabalhado para organizar e fortalecer as melhores experiências contra as drogas. “Queremos criar políticas públicas eficazes, então entendemos que temos que ouvir quem já trabalha contra a dependência química, quem está em contato com o dependente, quem vê de perto o sofrimento das famílias. Acreditamos que os Seminários são uma forma de estar perto das instituições e pessoas que vivem esse dia a dia e que podem nos ajudar a nortear o nosso trabalho na Câmara dos Deputados”, diz Iracema.

O deputado federal alagoano Givaldo Carimbão, relator da CEDROGA, vai ministrar palestra sobre seu trabalho contra a dependência química em seu Estado e na Câmara dos Deputados.

O Seminário está dividido em três eixos temáticos, que serão apresentados em painéis. O primeiro trata das estratégias de prevenção, destacando o papel da escola, dos profissionais de saúde e das comunidades e será apresentado pela socióloga Deusa Alcântara, da Secretaria Estadual de Saúde, pelo psiquiatra Mauro Passamani, diretor do CAPS AD de Teresina, e pela jornalista Maia Veloso, coordenadora do Projeto Língua Solta, que trabalha a prevenção do uso de drogas entre crianças e adolescentes.

O segundo painel vai abordar as estratégias de tratamento, qualificação profissionais e reinserção social e terá palestras de Célio Barbosa, coordenador da comunidade terapêutica Fazenda da Paz; do psiquiatra Cristóvão Albuquerque, diretor técnico do Hospital do Mocambinho, único especializado no atendimento a dependentes químicos do Piauí, e do educador social e sociólogo Francisco Júnior, coordenador do MP3 – Movimento pela Paz na Periferia, que trabalha com jovens em situação de risco em diversos bairros de Teresina.

O terceiro painel vai tratar das Políticas Públicas de Repressão e Redução da Oferta de Drogas, com palestras do delegado Samuel Silveira, da Delegacia Especializada de Entorpecentes da Polícia Civil; delegado Carlos Alberto, da Polícia Federal, e do tenente coronel José Fernandes Albuquerque Filho, comandante do policiamento de Teresina.
O encerramento do Seminário será feito pela deputada federal Iracema Portella.

Nesta semana, três capitais vão realizar seminários da CEDROGA. No dia 8 o evento acontecerá em João Pessoa, na Paraíba; no dia 11 em Teresina e no dia 12 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No dia 15 o seminário acontece em Vitória, no Espírito Santo.

Ascom

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade