Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Isaías Coelho e Curral Novo do PI aparecem entre as cidades que mais apoiaram Lula no segundo turno das eleições 2022

Lula no Piauí

Assim como no primeiro turno das eleições de 2022, Piauí e Pernambuco são os estados com alguns dos municípios mais lulistas do Brasil. Das dez cidades que mais apoiaram o presidente eleito, oito são piauienses.

Nas duas votações, a cidade de Guaribas registrou o maior índice de votos em Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 2 de outubro, o município teve um percentual de 92,14% de votos no petista. Desta vez, o índice ficou em 93,86%.

Campinas do Piauí saiu do quarto lugar de cidade mais lulista no primeiro turno para a segunda posição no ranking de 2022. Neste domingo (30), Lula recebeu 93,11% dos votos no local.

As cidades mais lulistas e mais bolsonaristas do segundo turno de 2022 — Foto: Arte/ g1

Veja as cidades que mais apoiaram Lula no segundo turno:

Reduto bolsonarista

Também houve repetição nas cidades que mais apoiaram Jair Bolsonaro (PL). Pela terceira vez, a gaúcha Nova Pádua lidera o ranking da cidade com o maior número de eleitores bolsonaristas — uma vez nas eleições de 2018 e nos dois turnos de 2022. A comparação de percentual de votos por eleição na cidade é:

As dez cidades mais bolsonaristas do segundo turno ficam na região Sul, sendo cinco no Rio Grande do Sul, três em Santa Catarina e duas no Paraná.

Veja as cidades que mais apoiaram Bolsonaro no segundo turno:

Lula x Bolsonaro

Em Garanhuns (PE), cidade natal de Lula, o petista saiu vitorioso nos dois turnos de 2022. Neste domingo (30), ele recebeu 73,75% dos votos. No primeiro turno, o percentual foi de 72,12%

Do primeiro para o segundo turno, Lula também cresceu em São Bernardo do Campo (SP), cidade onde morou a maior parte da vida. Em 2 de outubro, ele obteve 49,17% dos votos. Agora, o percentual foi para 53,83%.

Eldorado (SP), cidade onde Bolsonaro cresceu, a preferência bolsonarista predominou nos dois turnos. No primeiro pleito ele conquistou 50,31% dos votos. Agora, Bolsonaro atingiu o índice de 54,16%.

No Rio de Janeiro, local onde Bolsonaro morava até assumir a presidência e onde tem imóveis, o candidato ganhou de Lula nos dois turnos. Neste domingo, ele ficou 52,66% dos votos, contra 47,3% para Lula.

Por Fernanda Berlinck/G1 PI

Sair da versão mobile