Itainópolis discute reconstrução do SUAS na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social
Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!” , a conferência teve como objetivo avaliar a politica da Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
A Prefeitura de Itainópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nessa quinta-feira (13) a 14ª Conferencia Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no auditório da Escola Álvaro Rodrigues.
Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!” , a conferência teve como objetivo avaliar a politica da Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
O evento contou com a participação do prefeito Miguel Rodrigues; do vice-prefeito João Batista; da secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues; a presidente da Câmara Municipal de Itainópolis, Maria dos Remédios; vereador Miquéias Oliveira; a secretária de Educação e primeira-dama, Maria do Socorro; secretária de Urbanismo, Fatima Sampaio; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Tamyres Moreira; representando os usuários do SUAS, Balbylany Stephany e a sociedade em geral.
Durante a conferência foi realizada uma apresentação cultural e logo depois uma palestra com a assistente social especialista Ângela de Maria Bezerra Neta, que falou sobre a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.
“O nosso objetivo maior é trazer um novo olhar pro SUAS. É trazer a responsabilidade da união, do estado para poder fortalecer as ações a nível municipal, por que há muito tempo que o município vem trabalhando nas respostas aos usuários e as famílias e estão cansados de trabalhar respondendo a política pública de assistência social de uma forma sozinho. Então, em período de esperança desse novo SUAS e dessa nova visão, que a gente espera que o SUAS seja, a partir de agora, um novo SUAS em busca do direito a todas as camadas sociais”, disse a assistente social Ângela de Maria Bezerra.
Logo após a palestra, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho para discutir e em seguida explanar as propostas dos eixos, que são os seguintes: Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país (EIXO 1); Controle Social: Qualificação e estruturação das infâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas (EIXO 2); Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no suas? (EIXO 3); Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS (EIXO 4); Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS (EIXO 5).
Segundo a secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues, o momento é de avaliar as políticas públicas existentes e de planejar novas políticas públicas. “Daqui vamos sair com propostas que iremos direcionar para a conferência estadual e consequentemente para a conferência nacional”, lembrou.
Para o prefeito Miguel Rodrigues, a discussão sobre o SUAS é de grande relevância para o município. “Aqui foram debatidos e apresentados projetos de melhorias que venham a beneficiar todas as pessoas, principalmente de baixa renda do nosso município. Quero aqui parabenizar a Secretaria de Assistência Social e a todos os participantes desse evento e dizer que nossa gestão está abraçando essa ideia e sempre participando dessas conferências porque é de grande importância discutir os problemas do município junto com a sociedade”, destacou.
O vice-prefeito João Batista destacou a importância da Conferência de Assistência Social. Segundo o gestor, tanto o poder público quanto a sociedade civil está conferindo as ações que a gestão municipal está desenvolvendo, principalmente em relação as melhorias da qualidade de vida das pessoas. “A Conferência Municipal é uma oportunidade para elaborar propostas e projetos de melhoria para inclusão de pessoas que muito precisam do apoio do estado, do município e da união”, frisou.
O evento foi encerrado com a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.
Veja mais fotos abaixo