Itainópolis promove caminhada da campanha “Faça Bonito” e reforça combate ao abuso e exploração sexual infantil
- A Prefeitura de Itainópolis realizou nesta segunda-feira a caminhada da Campanha Faça Bonito para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
- A mobilização intersetorial envolveu as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, além do Conselho Tutelar e CMDCA, visando conscientizar a população sobre a importância das denúncias e do fortalecimento da rede de proteção municipal.
- As ações educativas e preventivas seguirão ocorrendo durante todo o mês de maio nas unidades escolares locais, contando com suporte psicológico e acompanhamento multidisciplinar para assegurar o bem-estar e a segurança de crianças e adolescentes.
Com o objetivo conscientizar a população sobre a importância da proteção das crianças e adolescentes, reforçando o compromisso de combater toda forma de violência e exploração sexual infantil, a Prefeitura Municipal de Itainópolis promoveu nesta segunda (18), a caminhada da “Campanha Faça Bonito”.
Promovida por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, em parceria com o Conselho Tutelar, CMDCA e Selo UNICEF, a ação é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado anualmente em 18 de maio.

A caminhada teve início na Praça Alaíde, seguindo em direção ao Calçadão, reunindo autoridades, profissionais da rede de proteção, estudantes e a comunidade em geral em um momento de conscientização e mobilização social.
Durante a ação, a secretária municipal de Assistência Social, Marilene Rodrigues, destacou a importância da campanha e do trabalho desenvolvido no município durante todo o mês de maio. “Hoje realizamos uma caminhada em alusão ao Dia D da campanha 18 de maio, que é o mês laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. No município de Itainópolis, essa campanha é trabalhada durante todo o mês de maio, com palestras nas escolas, sendo de forma intersetorial, saúde, educação e assistência social”, afirmou.

A secretária também reforçou o papel da sociedade na denúncia de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. “O objetivo principal dessa campanha é chamar a atenção da família e da sociedade para denunciar casos com alguma vítima de violência sexual, porque muitas vezes essas violências acontecem dentro de casa e a criança, ela se cala, mas o adulto pode sim denunciar”, completou Marilene Rodrigues.
Por sua vez, a presidente do Conselho Tutelar, Leidiane Maria, ressaltou a importância do trabalho em rede realizado no município para garantir a proteção das crianças e adolescentes. “Essa campanha do 18 de maio é uma campanha muito importante para o nosso município, pois o Conselho Tutelar, juntamente com as demais secretarias, divulgam sobre como denunciar, sobre como a família deve atuar quando chegar algum caso. O conselho averigua a situação e encaminha para as redes de proteção, para a saúde, educação, CRAS, Ministério Público, Polícia Militar, para os órgãos que acompanham a nossa rede de proteção”, destacou.

Já a coordenadora das séries finais, Mayara Campos, enfatizou o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a campanha e o acompanhamento realizado junto aos estudantes. “A Secretaria Municipal de Educação de Itainópolis sempre apoia esta causa, todos os anos faz parte da caminhada. Nós temos também a nossa equipe de psicólogos e psicopedagogos, que estão sempre acompanhando as crianças, fazendo roda de conversa, a escuta individual, fazendo esse acompanhamento, para que elas possam serem ouvidas e também passando as informações necessárias”, afirmou.

Mayara também destacou que as ações da campanha terão continuidade nas unidades escolares do município. “Essa campanha não vai parar por aqui. Nós vamos estar promovendo também nas escolas palestras, dando continuidade à campanha 18 de maio, com parceria com a assistência social, conselho tutelar e com a saúde”, concluiu.
A presidente do CMDCA, Elizanne Rodrigues, reforçou a importância da união entre os órgãos que compõem a rede de proteção da criança e do adolescente. “É de suma importância a realização dessa campanha e a mobilização de toda a sociedade. E o CMDCA se faz presente, juntamente com o sistema de garantia de direitos, para estarmos viabilizando os direitos de todas as crianças e adolescentes e fortalecendo esses vínculos para que nenhuma criança ou adolescente sofra algum tipo de violência”, ressaltou.

Representando a área da saúde, a coordenadora de imunização, Edilce Leite, destacou o trabalho realizado pelos profissionais no acolhimento e acompanhamento dos casos. “Na saúde, nós trabalhamos desde a notificação de casos ao acolhimento das vítimas, porque nós temos uma equipe multidisciplinar, temos os profissionais da atenção básica, os profissionais do E-MULTI, psicólogos, assistentes sociais. Todos preparados para atuar caso haja algum caso de violência contra criança ou adolescente”, afirmou.

Edilce também ressaltou a importância da notificação dos casos por meio dos sistemas oficiais de acompanhamento. Segundo ela, as ocorrências devem ser registradas no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) para que cheguem às autoridades competentes, embora, nos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, o processo seja mais delicado devido ao caráter sigiloso desse tipo de violência.
A campanha “18 de Maio – Faça Bonito”, que integra o Maio Laranja, é uma mobilização nacional que busca sensibilizar a sociedade para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, destacando a importância do cuidado, da proteção e do respeito.
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.























































