ad16
DestaquesMunicípiosPaquetá do PiauíTodas as Notícias

IX Conferência de Assistência Social é realizada em Paquetá

Na oportunidade, representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada discutiram e elaboraram propostas para potencializar a política de Assistência Social em Paquetá.

A Prefeitura de Paquetá do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu nesta segunda-feira, 20 de setembro, a IX Conferência de Assistência Social do município.

O encontro foi realizado na Escola Municipal Celso Eulálio, ocasião em que foi debatido o tema “Assistência Social: Direito do Povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.

Na oportunidade, representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada discutiram e elaboraram propostas para potencializar a política de Assistência Social em Paquetá do Piauí.

A IX Conferência Municipal de Assistência Social foi iniciada às 7h30 com credenciamento. Logo em seguida ocorreu a abertura oficial com formação da mesa de honra, momento em que aconteceram os pronunciamentos das autoridades e a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência.

Logo após aconteceu a palestra magna proferida pela assistente social, Jakeline Borges, que explanou sobre a temática do encontro.

A programação foi seguida com a formação dos grupos que discutiram sobre os eixos temáticos, elaboração e apresentação das propostas planejadas para as esferas municipais, estaduais e federais.

No final foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual. Representando o Governo Municipal foram escolhidos Francisco, Flávia e Rejane Albano (Titulares) e como suplentes Cláudia Japiassu, Valquíria Sousa e Gonçalo Cavalcante.

Como representantes de organizações não-governamentais os delegados escolhidos foram: Inácio, Josimar e Francisco Silva (Titulares), e ainda, Daiane, Antônia e Márcia (Suplentes).

“Um evento importante onde foi aberto o espaço para a escuta da sociedade. Tivemos a oportunidade de saber quais as maiores necessidades na área da assistência social e, com isso, saberemos trabalhar no sentido de reforçar as ações. Discutimos também sobre os recursos transferidos para os municípios, em que houve grandes percas nos últimos três anos. Aqui mesmo em Paquetá, se não fosse a contrapartida financeira da Prefeitura, através do prefeito Dr. Thales, já tínhamos fechado as portas”, disse Daniela Nunes, secretária de Assistência Social.

Secretária de Assistência Social, Daniela Nunes

Em entrevista a nossa reportagem, a palestrante Jakeline Borges falou sobre o evento. “A Conferência Municipal de Assistência Social neste ano de 2021 vem falar sobre financiamento público e assistência social como um direito do povo e dever do estado, além de juntos propormos diretrizes para o Município, Estado e União, tendo como foco a melhoria da política pública que é tão importante para a sociedade”, finalizou.

Estiveram também presentes no encontro, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Flávia Custódio; os secretários municipais Luan Luz (Meio Ambiente), Mariana Portela (Educação) e Francisco Custódio (Agricultura);o pastor Francisco Silva; além de adolescentes do NUCA; conselheiros tutelares e representes da sociedade civil organizada.

No final do evento, a secretária de Assistência Social, Daniela Nunes, e a presidente do CMAS, Flávia Custódio, conduziram a entrega de certificados para os participantes do encontro.

Texto e fotos: Portal Folha Atual

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade