ad16
JaicósMunicípios

JAICÓS: Uso do capacete será obrigatório a partir da próxima segunda (16), diz Polícia Militar

Prefeito Zé Reis e policiais do Detran em Jaicós - Foto: Ivo Farias
PM durante fiscalização de trânsito em Jaicós

A partir da próxima segunda-feira (16), o capacete, um dos mais importantes itens de segurança dos motociclístas, será de uso obrigatório na cidade de Jaicós, conforme previsto no Código Nacional de Trânsito Brasileiro. Além do capacete, outros acessórios de sinalização e identificação do veículo, como retrovisores, lanternas e placa, também serão exigidos.

O trabalho de fiscalização está sendo realizado desde o último dia 09, pela Polícia Militar da 3ª Companhia de Jaicós. Nesta primeira semana, o trabalho está sendo educativo, de orientação aos condutores sobre a exigência do item e a sua importância. Blitz estão sendo montadas constantemente em diversos pontos da cidade.

A norma já está sendo obedecida por uma grande parcela da população. Durante uma blitz realizada nesta quarta-feira (11) em frente aos Correios, o Ten. Edivan Martins, que está respondendo pelo expediente da 3ª Cia, informou que cerca de 60% dos motociclístas já estão utilizando normalmente o capacete.

A medida visa reduzir a gravidade lesional nos motociclístcas envolvidos em acidentes de trânsito. O Ten. Edivan frisou dois acidentes envolvendo motociclístas, ocorridos recentemente em Jaicós, em que condutores dos veículos tiveram óbito. Em ambos os casos, os condutores não usavam capacete e tiveram mortes provocadas por graves lesões principalmente no crânio.

Na última terça-feira (10), o comando da 3ª Cia reuniu os mototaxistas da cidade e repassou orientações sobre as normas e itens que serão cobrados aos mototaxistas como: acessórios da moto funcionando; não transportar mais de uma pessoa por viagem, exceto quando o segundo passageiro se tratar de criança; adotar o uso de um cinto largo para reforçar a segurança quando no caso de transportar crianças sozinhas; não trabalhar utilizando chinelo de dedo ou similar e procurar estar sempre com a vestimenta adequada, de preferência calça comprida e o colete indicativo; portar sempre um capacete extra para o passageiro, além do seu, dentre outros.

CidadesnaNet

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade