ad16
JaicósMunicípiosTodas as Notícias

Jaicós: Vice-prefeito e vereadores de oposição se reúnem na Câmara e discutem crise no município

[ad#336×280]O município de Jaicós vive uma das maiores crises da história e a população tem sido duramente castigada. A situação tem repercutido nas redes sociais e em diversos meios de comunicação do Estado.

Na manhã desta quarta-feira, 29, o vice-prefeito Ogilvan Oliveira (Neném de Edite – PRP) participou de uma reunião realizada na Câmara Municipal, com os vereadores da bancada de oposição ao governo municipal. O objetivo foi unir forças e discutir medidas para solucionar os problemas e combater os desmandos da atual administração.

Reunião em Jaicós
Reunião em Jaicós

Dentre as problemáticas abordadas, está o fechamento da Prefeitura Municipal, cujo fornecimento de energia elétrica foi suspenso pela Eletrobras por falta de pagamento.  Há mais de uma semana, parte dos serviços prestados à população estão prejudicados. Além disso, o atraso de salário dos servidores, a limpeza pública, as restrições de serviços públicos somente a aliados, dentre outros problemas, também foram abordados.

Para o vereador Mávio Silveira (PTB), o que está havendo é uma inversão de prioridades, contrariando ao interesse público. “Se prefere realizar gastos desnecessários, a exemplo do excessivo valor gasto com carros alugados, em torno de 60 mil reais mensais, ao invés de fazer o pagamento da energia elétrica ou atualizar os vencimentos dos servidores públicos, que estão todos com os salários atrasados”, disse.

Participaram da reunião os vereadores Antônio Robert Silveira Reis (Robim – PSB), presidente da Casa, Flávio Silveira (Doutor – PT), Oziana Oliveira (PRP), Francisca Rodrigues (PSDB), Divino Macedo (PSB) e Olisabel Silveira (PSB), e o vice-prefeito Neném de Edite, que rompeu com a prefeita logo no início da administração, em 2013.

DISCUTIR A CRISE

O plenário da Câmara Municipal de Jaicós aprovou, na sessão ordinária de segunda-feira (27), dois requerimentos da vereadora Olisabel Macedo Silveira (PSB), onde a parlamentar solicita do Governo Municipal a realização de audidências públicas para discutir questões relacionadas a Educação e Saúde.

A vereadora autora afirmou que tem recebido constantes reclamações relacionadas à Educação a respeito dos vencimentos dos funcionários da pasta, desde professores, agentes administrativos, vigias e merendeiras, bem como a retirada da carga horária dos professores, plano de carreira, licença prêmio, reajustes dos aposentados, fechamento de escolas nas zonas rurais, dentre outros assuntos.

Vereadora Olisabel Macedo Silveira (PSB)
Vereadora Olisabel Macedo Silveira (PSB)

Com relação a Saúde, a maioria das reclamações dizem respeito aos agendamentos de consultas, de exames, disponibilização dos remédios da farmácia básica, atualização dos vencimentos dos funcionários, atendimento das equipes de saúde na família na zona rural, dentre outros assuntos.

O município de Jaicós, administrado pela prefeita Waldelina Crisanto (PRP), vive atualmente uma das maiores crises da história. A cidade está sem água. Com a seca do açude Tiririca, o abastecimento é feito por poços tubulares, de forma precária, atendendo apenas uma parcela da população urbana. Em alguns onde a Agespisa não atende, a população tem sido obrigada a comprar água de custo elevado.

Além disso, funcionários e fornecedores estão com pagamentos atrasados; débitos junto a Eletrobras provocaram o corte da energia elétrica de vários prédios públicos, inclusive a Prefeitura; o veículo utilizado para o transporte de pacientes em busca de tratamento de saúde em Teresina foi suspenso, dentre outros problemas.

Fonte: CidadesnaNet

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade