ad16
DestaquesEducaçãoTodas as Notícias

Jornada Científica de Biologia aborda temas sobre a dinâmica do bioma caatinga

O evento acontece em Picos de 24 a 26/04 e é direcionado às áreas da Ecologia, Botânica, Paleontologia, Zoologia, Genética, Etnobiologia e Agronomia.

A I Jornada Científica de Biologia inicia nesta quarta-feira (24) e conta com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, concurso de fotografia e atuações culturais. O evento tem como tema “Conhecendo a Caatinga” direcionado às áreas da Ecologia, Botânica, Paleontologia, Zoologia, Genética, Etnobiologia e Agronomia e será realizado  no Campus Professor Barros Araújo, em Picos, de 24 a 26 de abril.

O evento contará com atividades que têm como foco abordar de forma dinâmica a importância do bioma caatinga e entender o seu impacto na sociedade, além de possibilitar a produção estratégica mais eficiente de conscientização ambiental no município. Para isso, o cronograma conta com a apresentação de palestras e minicursos envolvendo temas que ainda não foram tão explorados na caatinga.

A professora Polyhanna Gomes, que apresentará uma palestra sobre Afloramentos Rochosos na Caatinga e um minicurso sobre Xeromorfirmo na Caatinga, fala um pouco dos temas. “A palestra tem por meta apresentar um tipo de habitat pouco estudado na caatinga, mas que abriga a maior parte das plantas endêmicas do bioma. Os participantes poderão conhecer e, com isso, entender que o bioma é muito heterogêneo e biodiverso”, pontua a docente.

No minicurso, a proposta de Polyhanna é mostrar que as adaptações das plantas para terem sucesso nas condições ambientais da caatinga são fantasticamente múltiplas. “Normalmente pensamos na perda de folhas durante a seca, mas as estratégias são tão diversificadas, quanto impressionantes”, acrescenta Gomes .

A jornada disponibilizará certificados com carga horária de 40 horas, no valor de R$ 20 para palestras e R$ 10 para minicursos. As inscrições podem ser feitas até a quarta-feira (24), pela manhã.

Mais informações: (89) 8806-0544 – Francisco Ramon

Tags

Leia Também

Publicidade