ad16
DestaquesTodas as Notícias

Jornalismo Ambiental, apresentação de artigos e oficinas marcam o segundo dia da 4º Semana de Comunicação da UESPI de Picos

Na segunda noite de evento, a pauta ambiental foi motivo de atenção por parte dos participantes.

Por João Pedro Nunes e Vinícius Coutinho

Nesta terça-feira (21), aconteceu o segundo dia de atividades da 4ª Semana de Comunicação da UESPI de Picos. No turno da manhã, aconteceram as apresentações de trabalhos da segunda sessão do GT de estudos de jornalismo. Já na parte da tarde, as oficinas foram iniciadas, com três temáticas importantes dentro da área da comunicação. Sendo elas:  ‘O Universo do Podcast’, ‘Produção e edição de vídeos usando o celular’ e ‘Como iniciar no mundo do Jornalismo de Dados?’.

A oficina sobre o universo do podcast foi ministrada pela Malamanhadas Produtora, importante grupo feminino em ascensão no mundo dos podcasts. A oficina de vídeo foi ministrada pela jornalista Amanda Sávia e a de Dados pelo Alexandre Cajazeira, cientista de dados.

Na segunda noite de evento, a pauta ambiental foi motivo de atenção por parte dos participantes. A mesa-redonda foi composta pelo jornalista Roberto Belmonte, Doutor e Mestre em comunicação e informação e com pesquisas na área de jornalismo ambiental, e a jornalista Yanne Vieira, membra da Rede Brasileira de jornalismo ambiental e fundadora da agência especializada em jornalismo ambiental Eco Cariri. 

Para o professor Roberto Belmonte, o jornalismo ambiental é em suma importância e pode ser considerado uma especialização. “Existe uma diversidade e evidências dessa área como congressos, encontros acadêmicos e associações que visam dar visibilidade há várias problemáticas relacionadas ao meio ambiente”, afirma. Yanne Vieira, em sua contribuição, detalhou sua pesquisa e sua luta pela visibilidade do Geopark Araripe e também seu ativismo ambiental “Foi a partir de 2013 que me veio a inquietação sobre a falta de visibilidade do geopark e da pauta ambiental dentro da comunicação e comecei no ensino médio e levei também para universidade”, lembra. A mesa-redonda foi mediada pela professora Ruthy Costa.

A Programação do evento segue durante toda essa quarta-feira (22), com apresentações de artigos nos GTs Estudos de Jornalismo e Processos de Comunicação; haverá a continuação das três oficinas iniciadas na tarde terça-feira e, também, a palestra de encerramento, que tratará sobre Gerenciamento de Crises.  

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.