ad16
GeralTodas as Notícias

Jornalistas debatem responsabilidade da notícia no rádio

Registro da realidade que merece ser informada pela sua relevância social, a notícia tem como principais características a veracidade, objetividade, clareza e atualidade. No rádio, a brevidade também é fundamental para a construção de uma boa relação entre o comunicador e o ouvinte. Esta foi a temática de uma ampla discussão que aconteceu, no ultimo final de semana, em Picos, entre os alunos do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido.

Jornalistas Maria Moura e Jonas Rocha debatendo com os alunos da Conrádio-Foto: Fabrício Sousa
Jornalistas Maria Moura e Jonas Rocha debatendo com os alunos da Comrádio-Foto: Fabrício Sousa

Os jornalistas Maria Moura, do Sistema de Comunicação de Picos e Portal Grande Picos, e Jonas Rocha, da Rádio Cidade Modelo FM e TV Picos, foram os convidados para o momento de interação. Os profissionais destacaram as maiores dificuldades na área e ressaltaram a importância de se fazer uma comunicação comprometida com a população.

Jornalistas com os alunos-Foto: Fabrício Sousa
Jornalistas com os alunos-Foto: Fabrício Sousa

Para Maria Moura, o encontro foi importante para compartilhar com os alunos a realidade da imprensa local. “De uma forma geral, no rádio, nos portais, na televisão e nos impressos, falta trazer esperança para as pessoas através do jornalismo”, afirmou. A importância de se priorizar os valores da região semiárida foi destaque na fala de Jonas Rocha. “A gente vê nos meios de comunicação só informações negativas sobre a seca e nós como comunicadores da região temos que mostrar o que é bom, o que é positivo e nossas potencialidades”, ressaltou.

De acordo com a jornalista Graciele Barroso, mediadora e facilitadora do momento de discussão, “o curso Jovens Radialistas do Semiárido é uma oportunidade para mostrar aos alunos que é possível fazer uma comunicação diferente, uma comunicação que se preocupa com a realidade local, com as soluções dos problemas não de forma sensacionalista como se vê, mas propondo um novo caminho, um novo pensar localmente”.

Jornalistas debatem responsabilidade da notícia no rádio-Foto: Fabrício Sousa
Jornalistas debatem responsabilidade da notícia no rádio-Foto: Fabrício Sousa

O Projeto Jovens Radialistas do Semiárido é uma realização do Instituto Comradio do Brasil, que atua na promoção da comunicação voltada para a conquista da cidadania com foco no desenvolvimento local e sustentável. Conta com apoio da organização não governamental suíça Brücke Le Pont e patrocínio da Petrobras. Tem parceria do Sindicato dos Radialistas do Piauí, Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e empreendedorismo – SETRE-PI e Federação Nacional dos Radialistas.

 Por Fabrício Sousa

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade