ad16
DestaquesMonsenhor HipólitoTodas as Notícias

Jovem de Monsenhor Hipólito conta como conquistou 1º lugar em concurso de redação no Brasil

Lanielle Lorana está no 3º do ensino médio e representou o Piauí no 11º Concurso de Redação do Senado Federal, em Brasília. O tema foi 'A Constituição Cidadã 30 anos depois'.

‘A Constituição Cidadã 30 anos depois’, esse foi o tema da dissertação que Lanielle Lorana, aluna piauiense do 3º ano do ensino médio, escreveu e ganhou o primeiro lugar no 11º Concurso de Redação do Senado Federal. A jovem estuda no Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra (CETI), de Monsenhor Hipólito, na região de Picos.

Falar de democracia em tempos atuais é necessário e a Lanielle Lorana não pensou diferente, ela abordou em seu texto a questão da atividade do cidadão na concepção de uma democracia voltada “pela e para a sociedade”, como cita em sua dissertação. Com o título “Cidadão em ação, democracia em construção”, ela conquistou nota máxima.

Alunos da escola fazem saudações para a jovem ganhadora. — Foto: Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Alunos da escola fazem saudações para a jovem ganhadora. — Foto: Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

“Escolhi esse título porque acredito que se cada cidadão agir de forma ativa na sociedade, através do voto consciente e da luta pela garantia de seus direitos, por exemplo, alcançaremos o país que tanto almejamos, um país democrático”, explicou Lanielle.

A estudante não podia deixar de expressar tamanha felicidade com a conquista e disse está satisfeita com o resultado seguido do esforço e reconheceu os ensinamentos do professor orientador, que favoreceu para a excelência da redação.

“Cidadão em ação, democracia em construção”, foi o título da dissertação da aluna. — Foto: Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
“Cidadão em ação, democracia em construção”, foi o título da dissertação da aluna. — Foto: Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

“Sinto-me honrada em representar minha cidade e a minha escola no projeto Jovem Senador. A sensação é surpreendente, mas sem dúvida alguma é muito gratificante, pois percebemos que todos os nossos esforços valeram a pena. Eu já tinha um conhecimento prévio. Entretanto, o meu querido professor, Satírio Sousa, ministrou aulas voltadas ao estudo da Constituição, com o objetivo de nos auxiliar na hora da escrita”, finalizou a estudante.

Foram escolhidos três textos de todo o país pela comissão julgadora do projeto Jovem Senador 2018 e nesta edição, mais de 190 mil redações foram apresentadas. Segundo a organização, houve uma melhora de 28% em relação à edição passada.

Professor Satírio Francisco comemora a conquista da aluna junto à escola e ganha prêmio também de melhor professor orientador. — Foto: Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Professor Satírio Francisco comemora a conquista da aluna junto à escola e ganha prêmio também de melhor professor orientador. — Foto: Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

De acordo com o CETI, o estado está sendo representado pela sexta vez no âmbito nacional, sendo nos anos de 2009, 2010, 2012, 2016, 2017 e 2018 e a conquista mais alta já realizada foi um 3º lugar, no ano passado. Este ano foi de superação.

Para a escola, a menina é motivo de orgulho e admiração e tratada como uma aluna estrela em resultados. Ela teve uma preparação e apoio do professor Satírio Francisco de Sousa, que alegremente, comemorou o resultado da orientanda.

“Nós temos um projeto de alunos estrelas na escola e ela já ganhou várias vezes, desde o primeiro ano, sempre se destacou na turma dela. Ela tem uma habilidade muito boa de produzir textos. É uma alegria indescritível. A gente fica realmente muito alegre. A sensação é maravilhosa e a felicidade maior, além do prêmio, é perceber que o trabalho da gente está rendendo frutos. Pra gente que é professor, essa é a verdadeira gratificação. É o verdadeiro salário”, disse o professor.

Neste ano, o projeto Jovem Senador estimulou aproximadamente 350 mil alunos matriculados em escolas públicas estaduais do ensino médio de todo o país, com idades de até 19 anos. Professores orientadores das redações selecionadas acompanharam seus alunos durante evento em Brasília, incluindo um curso de formação, como premiações. Oito mil professores participaram do concurso.

Foram selecionados 27 alunos, um de cada unidade da federação e os convocados atuarão como jovens senadores em Brasília do dia 19 a 24 de novembro deste ano. A cerimônia de posse acontecerá no dia 20 do mesmo mês no plenário do Senado Federal. A lista dos vencedores está disponível no site.

*José Marcelo, estagiário sob supervisão de Catarina Costa.
do G1 Piauí

Tags

Leia Também

Publicidade