ad16
DestaquesJacobina do PiauíTodas as Notícias

Jovem produtor de Jacobina do Piauí se destaca com cultivo de uvas

Vinícius, que é estudante de Agronomia, está trabalhando há cerca de 1 ano, com o cultivo de uvas, associado à criação de ovelhas e produção de capim, em uma mesma propriedade.

O jovem produtor Vinícius Araújo, tem se destacado no município de Jacobina do Piauí, após ter decidido investir em uma nova forma de produção, combinando três diferentes atividades. As informações são do Clube Rural

Vinícius, que é estudante de Agronomia, está trabalhando há cerca de 1 ano, com o cultivo de uvas, associado à criação de ovelhas e produção de capim, em uma mesma propriedade.

O jovem explicou que a produção está sendo intensificada, sem aumento no custo. “De início, a gente imaginou as vantagens que esse sistema de produção iria nos proporcionar, pois a gente está intensificando a produção na mesma área, sem aumentar o custo. As ovelhas consomem o capim, e este aproveita a irrigação e adubação da uva, sem um custo adicional”.

Na propriedade da família, que possui seis hectares, foram plantadas, em uma área de 2.500 m², duas variedades de uva, BRS Nùbia e Vitória. A colheita, que dura cerca de 20 dias, foi iniciada no final de dezembro de 2021.

Devido às fortes chuvas registradas na região nos últimos dias, foi registrada uma perda de cerca de 50% da produção.

“Diferentemente de outras culturas comumente cultivadas aqui na região, a uva é um pouco suscetível a chuvas intensas, principalmente a BRS Nùbia, que é mais suscetível ao contato de água com o cacho. Quando há esse contato a baga racha e consequentemente pode ocorrer a entrada de alguns fungos de fim de colheita”.

Vinícius agora já adota alguns tratos culturais durante o período chuvoso para reduzir as perdas.

O produtor pretende investir na fruticultura, aproveitando o potencial da região. “Costumo falar que nossa região possui um grande potencial para produção de qualquer cultura, inclusive uva. Então, eu sou um defensor incansável a fruticultura aqui na região” concluiu.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.