ad16
ArtigosEducaçãoGeralTodas as Notícias

Jovens buscam financiamento privado, após mudança no Fies

fies-11

Parece que as mudanças anunciadas no Fies, pelo governo brasileiro, vão fazer com que os jovens busquem formas alternativas para financiar seus estudos, até apostas em loterias internacionais online já começaram a aumentar. Se em 2014, o número de jovens atendidos pelo programa girava em torno de 700 estudantes, desde 2015 não passam de 330 mil.

“As universidades estão preocupadas em conhecer alternativas, pois o patamar de atendidos pelo programa não deve aumentar”, revela Carlos Furlan, executivo de uma das gestoras de crédito estudantil que já estão atendendo a diversos participantes do fies que não conseguiram renovar seus financiamentos em todo o país.

Pesquisa encomendada pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Samesp) ouviu cerca de 800 participantes do programa, em todo o Brasil, e afirma que 55% temem os problemas com o fies atrapalhem (ou até mesmo impeçam) seus planos de concluírem os estudos em uma faculdade.

12939619_986994914715173_1602740339_n

A pesquisa ainda mostrou que apesar de todos terem muita vontade de cursar algum curso no ensino superior, 66% deles não sabem como poderão financiar seus cursos, caso o fies pare de funcionar.  O perfil destes estudantes é fortemente dominado por pessoas que estudaram em escolas públicas e pertencem à nova classe média, com renda familiar entre R$ 1,8 mil e R$ 3,4 mil. 86% dos entrevistados disse que os pais não fizeram ensino superior.

Em nota, o Ministério da Educação afirmou que o Fies é um “importante programa de acesso ao ensino superior, que hoje conta com cerca de dois milhões de financiamentos, o que representa 35% dos estudantes do ensino superior. Dada a sua importância, o MEC, além de garantir os recursos para a renovação de todos os contratos, ofereceu 311 mil vagas, mesmo em um ano de ajustes fiscais, como no ano passado. A expectativa é de que o número de vagas oferecidas em 2016 seja similar”, completou.

Só resta, aos interessados, torcer…

Etiquetas

11 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade