ad16
DestaquesGeralPolícia

Juiz da Comarca de Picos dá prazo de 60 dias para construção de presídio

[ad#336×280]Juiz da 4ª Vara de Picos, Tiago Brandão, determinou, através de liminar, a construção de uma penitenciária no município de Dom Expedido Lopes e uma cadeia pública em Picos.

O prazo para a entrega da penitenciária é de 60 dias. Já para a cadeia pública, o juiz deu um ano para licitação e um ano para a construção. O objetivo é desafogar a Central de Flagrantes de Picos, que tem recebido todos os presos da região.

A determinação foi motivada por uma denúncia do Ministério Público, que relatou situações em que a Central de Flagrantes de Picos, que tem 20 metros quadrados, chegou a possuir 25 detentos. A cela já tem históricos de fuga de presos e problemas com infiltração.

juiz Thiago Brandão, titular da 4ª Vara da Comarca de Picos
Juiz Thiago Brandão, titular da 4ª Vara da Comarca de Picos – Foto: Jornal de Picos

A liminar diz ainda que para cada dia de descumprimento do prazo será aplicada uma multa de R$ 10 mil. A Secretaria de Justiça afirmou que ainda não foi comunicada sobre a determinação.

SITUAÇÃO DE ABANDONO
A Central de Flagrantes de Picos está abandonada pelo poder público. Presos vivem em situação desumana. O problema que se arrasta desde a sua inauguração vem se agravando a cada ano. As más condições das celas, dos banheiros e de toda instalação do prédio vem prejudicando o trabalho dos agentes civis.

A denúncia é do diretor regional do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Joel Joaquim dos Santos. Segundo ele, as fossas do prédio transbordam constantemente, causando perigo aos policias civis que trabalham no local e aos presos que podem pegar doenças em virtude da falta de higiene do local. Ele conta que a Central de Flagrantes não foi feita para detenção e sim efetuar flagrantes em seguida encaminhar os presos para outras penitenciárias.

Fonte: Cidadeverde
Edição : riachaonet

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade