Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Juiz suspende decreto que reincidiu os contratos de profissionais da educação na cidade de Picos

Vista de Picos do morro do Aerolândia

Vista de Picos do morro do Aerolândia

O Ministério Público do Piauí obteve decisão favorável em ação civil pública movida contra o município de Picos para a suspensão de um decreto que rescindiu contratos temporários de profissionais da educação da rede pública de ensino da cidade. A decisão liminar saiu na terça-feira (30).

O juiz Denis Varela acatou os pedidos feitos pelo MPPI e determinou a suspensão dos efeitos do artigo 15 do Decreto Municipal nº 67/2020, de 21 de maio. Assim, os profissionais com atuação na educação do município devem permanecer em atividade e exercer suas funções em regime de trabalho remoto, com o computo das horas em banco de horas ou por qualquer outro meio disciplinado pela gestão municipal, até que o término do prazo contratual ou por outra causa legal.

O município de Picos é obrigado, ainda, a ofertar o serviço de educação aos estudantes da rede municipal na modalidade remota, por meios tecnológicos, de material impresso ou qualquer outra forma que a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação indique como adequada. A intenção com a medida é minimizar os prejuízos de aprendizagem decorrentes da ausência de aulas presenciais.  

A gestão de Picos tem 15 dias para comprovar a readmissão dos profissionais que tiveram seus contratos rescindidos. Além disso, o município deve apresentar um plano de trabalho para a oferta do serviço de educação no prazo de 20 dias. Caso descumpra a determinação judicial, o município pode pagar multa diária de R$ 10 mil.

A ação civil pública foi apresentada ao Poder Judiciário no início deste mês pelos promotores de Justiça Michelline Ramalho Serejo Silva, Antônio César Gonçalves Barbosa e Itanieli Rotondo Sá, que integram o Grupo Regional de Promotorias de Justiça Integradas no Acompanhamento da Covid-19 de Picos. A atuação contou com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), órgão auxiliar do Ministério Público. 

Com informações da Ascom/MPPI

Sair da versão mobile