ad16
GeralMunicípios

Justiça aperta cerco contra acusados de improbidade administrativa no PI

OAB
Justiça na cola dos políticos

Se durante a campanha eleitoral os prefeitos são alvos de uma enxurrada de ações e denúncias, quando são eleitos o risco de responderem a processos também existe.

E um dos crimes que tem sido bastante denunciado é o crime de improbidade administrativa, que em caso de condenação do gestor, ele fica inelegível por oito nos, praticamente minando carreira do político.

Especialista na área, o advogado Édson Araújo comenta a o assunto e elenca algumas orientações para que o gestor não cometa os crimes de enriquecimento ilícito, crimes que causam prejuízo ao erário e crimes que atentam contra os princípios da administração pública.

“O gestor não pode obter qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo; Não pode cometer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial e não pode cometer qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições”, pontua Édson Araújo.

Dentre as penas, acrescenta o advogado, está a perda de função pública e suspensão dos direitos políticos por até dez anos.

Fonte: 180 Graus

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade