GeralPolítica

Kleber Eulálio parabeniza Picos pelo seu aniversário 121 anos

anuncio17 UNIFSA

Ele usou a tribuna da Assembléia na manhã hoje e destacou também as potencialidades do município

 

Da Redação

Deputado Kleberdeputado estadual Kléber Eulálio

O deputado estadual Kléber Eulálio (PMDB) usou a tribuna para falar sobre o aniversário do município de Picos, que transcorre hoje (12), quando a cidade completa 121 anos de emancipação. O parlamentar lembrou que o município teve origem em fazendas de gado. A emancipação aconteceu no ano de 1890, no governo do Barão de Uruçuí.

Kleber destacou o progresso do município, atualmente o segundo maior contribuinte de ICMS, embora seja o terceiro em número de habitantes. Picos tem 535 Km², apesar do grande número de povoados emancipados e elevados à condição de município.

Foram desmembrados de Picos os seguintes municípios: Itainópolis, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa, Bocaina, São José do Piauí, São João da Canabrava, São Luís (este desmembrado do anterior), Santana do Piauí, Geminiano, Paquetá, Sussuapara e Aroeiras do Itaim.

O desenvolvimento de Picos, segundo o deputado, deve-se ao esforço de sua gente e ao fato de ser um território sem latifúndio. Os proprietários possuem pequenas áreas, as quais são devidamente exploradas. Os agricultores padecem a falta de água para irrigação, pois existe apenas um rio, o Guaribas.

Kleber Eulálio chegou a desejar que Picos tivesse rios como os que cercam Teresina, Poti e Parnaíba, pois o Guaribas, apesar de perenizado por uma barragem, tem sua água quase toda sugada para irrigação em outros municípios. Ele destacou o desenvolvimento nos setores educacional e de saúde, bem como na produção de mel e na cajucultura.

O deputado Cláudio Tadeu Maia (PSB) se solidarizou com o orador, informando que Picos foi a cidade que ele nasceu e escolheu para montar o seu escritório de advocacia. Maia destacou os valores políticos de Picos, citando o ex-governador Helvídio Nunes e o ex-deputado federal e ex-prefeito Severo Maria Eulálio, pai do orador.

Kleber concluiu o seu pronunciamento afirmando que tinha deixado para falar por último sobre os valores que o aparteante mencionou, acrescentando ainda, na área do Direito, Coelho Rodrigues e na medicina, Oscar Eulálio, ainda clinicando, aos 80 anos de idade. Ele frisou ainda que Picos se desenvolve também com a participação de pessoas de outras regiões do país, por ser o segundo maior entroncamento rodoviário do Nordeste, com quatro BR’s.

Fonte: Assembléia Legislativa

Edição: João Paulo Leal

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.