ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
Geral

Legislativo Picoense aprova projetos do Executivo Municipal

O Legislativo Picoense aprovou na tarde desta quinta-feira (21), quatro projetos do Executivo Municipal. Foi realizada sessão ordinária e logo após, aberta uma sessão extraordinária para segunda votação dos projetos que dispõe sobre abertura de crédito especial no orçamento; alteração na Lei nº 2.528/13, que trata da concessão de reajuste aos vencimentos pagos aos servidores públicos municipais e alteração no inciso I do artigo 4º da Lei nº 2.467/12, que estima a receita e fixa a despesa do município de Picos para o exercício de 2013.

Todos os vereadores estiveram presente na primeira sessão ordinária de 2013-Foto: Romário Mendes
Todos os vereadores estiveram presente na primeira sessão ordinária de 2013-Foto: Romário Mendes

Na oportunidade foram aprovados os projetos de autoria do vereador Iata Rodrigues (PSB), denominando nome de ruas localizadas no loteamento Jardim Samira, no bairro Ipueiras; projeto do vereador Evandro Reis (PTB), denominando de Raimundo Barros Araújo, o prédio da Unidade Mista de Saúde do bairro Aerolândia e o projeto da vereadora Fátima Sá (PSDB) que dispõe sobre a obrigatoriedade de alerta no material publicitário das campanhas de prevenção a AIDS/DSTs e gravidez não planejada no âmbito do município de Picos.

A vereadora Fátima Sá (PSDB) deu início aos debates. Fátima Sá falou de um projeto da União dos Estudantes sobre a necessidade de uma parada de ônibus na Praça Félix Pacheco. “Essa obra vai beneficiar toda a população”, disse a parlamentar. Fátima Sá solicitou da Prefeitura de Picos a construção de um abrigo climatizado para passageiros (parada de ônibus) em frente ao CAMPUS da UESPI no bairro Junco.

Em seguida o vereador Wellington Dantas (PT) solicitou da Prefeitura Municipal de Picos, que seja feita a desobstrução do Riacho Cai N’água no bairro Junco. Wellington Dantas junto com os vereadores Renato e Fátima Sá, membros da Comissão de Educação, Cultura, Lazer e da Ordem Social, solicitaram a realização de uma audiência pública, às 17 h, no dia 03 de dezembro do corrente ano, com representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, do Ministério Público, da Prefeitura de Picos, com a participação da sociedade civil organizada, para tratarem sobre a reabertura do 3º Distrito Policial de Picos, localizado no bairro Junco.

Dando continuidade o Presidente da Casa, vereador Hugo Victor, solicitou do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Picos, que seja feita pavimentação asfáltica do Parque de Vaquejadas Santino Xavier, localizado no bairro Parque de Exposição. De acordo com o presidente, a cidade de Picos necessita de um espaço para realização de eventos. “Com o parque de exposição à gente teria um local ideal, um local adequado, com uma infraestrutura boa para que a gente possa receber os eventos da cidade de Picos”, destacou.

Logo após o vereador José Luís (PSB) falou da falta d’água no povoado Custaneira. O parlamentar acrescentou que esteve com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Rubens Martins e que o mesmo mostrou-se preocupado em resolver o problema da localidade, com a perfuração de poços. José Luis destacou ainda que irá enviar ofício a Secretaria de Saúde, solicitando a reabertura do Posto de Saúde do povoado Angico Torto. Segundo o parlamentar os moradores estão pedindo urgência. “Já que lá existe uma casa alugada, medicamentos, mas infelizmente não há médico, estão saindo para ser atendido no Coroatá”, disse.

Posteriormente o vereador Edilson Carvalho (PTB) falou da reinauguração do Posto de Saúde Paim. “Ficou uma obra a altura do povo de Picos”, disse. O Líder de Governo disse ainda que a passarela será demolida na próxima segunda-feira (25), para dá início a obra de alargamento das pontes. Edilson Carvalho acrescentou que o município será beneficiado com várias obras em parceria com o Governo do Estado.

O vereador Renato foi o sexto a subir na tribuna e explanou sobre os recursos liberadas pelo governo do estado para realização de obras no município de Picos. Para Renato obras federais e estaduais são planejadas em longo prazo e que o Governo Wilson Martins teve que se reestruturar, por isso só agora está tendo a possibilidade de liberar recursos para obras do município de Picos. Segundo Renato a liberação de verbas paras obras é uma conquista também dos vereadores, deputados e do empresariado picoense.

O vereador Simão Carvalho (PMDB) solicitou da Prefeitura Municipal de Picos, que seja feita a pavimentação da Rua Bom Jesus no bairro Morada do Sol. Em outro requerimento o Edil requer do DNOCS e do PCPRM o aprofundamento do poço da comunidade Serra do Tanque.

Já o vereador Antônio Afonso (PP) atendendo solicitação da população fez um apelo aos demais colegas para junto ao gestor municipal buscar apoio para a Sociedade Esportiva de Picos (SEP). Antônio Afonso defendeu seu requerimento e solicitou da Prefeitura de Picos incentivos para a reativação da SEP, para representar Picos no campeonato estadual de 2014.

Por último o vereador Evandro Reis (PTB) abordou alguns requerimentos já solicitados e que a população está cobrando. Evandro Reis citou a continuação do asfalto e a conclusão da praça pública do bairro Ipueiras, como também a construção de uma praça pública no bairro Condurú. O petebista destacou ainda a necessidade de uma ampliação do Mercado Público do bairro Junco. Evandro Reis falou ainda do requerimento aprovado na Sessão passada, e disse que foi feito ofício assinado por todos os vereadores e enviado aos Senadores piauienses, com o objetivo de evitar a transferência do 3º BEC para outro estado.

 Na ocasião estava presente o Presidente da CMP, vereador Hugo Victor (PMDB) e demais vereadores, Antônio Afonso (PP), Diógenes Medeiros (PPS), Edilson Carvalho (PTB), Evandro Reis (PTB), Fátima Sá (PSDB), José de Arimatéia “Maté” (PSL), José Luís (PSB), Wellington Dantas (PT), Simão Carvalho (PMDB), Renato (PSB) e Toinho de Chicá (PMDB).

 Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade