Geral

Lílian Martins entra com recurso no TRF contra decisão que a afastou do TCE

anuncio17 UNIFSA
Lílian Martins toma posse no cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado – Foto: Reprodução/PortalAZ

A defesa de Lílian Martins protocolou nesta segunda-feira (16) junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, recurso contra a decisão da 5ª Vara da Justiça Federal que suspendeu a sua nomeação do cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

O agravo de instrumento foi protocolado às 18h18 de ontem. Através do sistema de distribuição automática, o processo foi remetido ao desembargador federal Carlos Moreira Alves.

O recurso da primeira dama do estado já se encontra no gabinete do desembargador aguardando despacho. A nomeação de Lílian foi suspensa na última terça-feira (10), por decisão da juíza substituta Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, atendendo a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No despacho, a juíza alega que ao exercer o cargo, a conselheira pode vir a prejudicar o controle das contas públicas, pois tal fato pode ser caracterizado como nepotismo. Ele se baseia na Súmula Vinculante do STF, de número 13, na qual torna sem efeito a nomeação de parente do gestor público como membro do Tribunal de Contas.

Lilian Martins assumiu em abril deste ano a cadeira deixada pelo ex-conselheiro Xavier Neto, morto em acidente aéreo na região Sul do Piauí. Ela foi escolhida em votação na Assembleia Legislativa do Estado, onde obteve 25 dos 29 votos possíveis.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.