ad16
Geral

Livro com pesquisadores internacionais de Comunicação tem artigos de professores e alunos da UESPI

O livro Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismos é publicado reunindo pesquisadores da Comunicação no Brasil, Argentina e Moçambique e estudiosos de televisão e jornalismo no Piauí.

Campus da Uespi de Picos - Foto: RiachaoNet
Campus da Uespi de Picos – Foto: RiachaoNet

Entre os pesquisadores há nomes de referência da Economia Política no Brasil e no mundo como Martin Becerra (Universidade Nacional de Quilmes, Argentina), Sérgio Mattos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e autor de livros como História da Televisão Brasileira: uma visão econômica, social e política), Carlos Eduardo Franciscato (Universidade Federal de Sergipe) e Valério Cruz Brittos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS- in memoriam).

O livro traz reflexões que buscam compreender a comunicação contemporânea sob a perspectiva da teoria da Economia Política da Comunicação (EPC) e está dividido em três campos de estudos: jornalismo, televisão e estudos sobre TV e jornalismo no Piauí.

Professores e alunos de Comunicação da UESPI dos campi de Teresina e Picos são autores de três capítulos. São eles: “Caminhos cruzados do Jornalismo e mercado”, escrito pela Professora Mestre  Samária Andrade, do curso de Comunicação Campus Poeta Torquato Neto (Teresina), em parceria com a professora Doutora Jacqueline Lima Dourado, da Universidade Federal do Piauí; “Coluna Opinião  do Jornalista 292: espaço público de discussão e interferência do meio”, da professora Graciele Barroso (atualmente fazendo mestrado) e da graduada Maria de Sousa Santana, do Campus Professor Barros Araújo (Picos) e “Refém do seu controle remoto: as afetações da lei que regulamenta a TV por assinatura na perspectiva da Economia Política da Comunicação”, da professora Mestre Jaqueline Torres e das graduadas em comunicação Maria dos Remédios Bezerra e Mayara Sousa, todas do campus de Picos.

Jacqueline Dourado, organizadora do livro, fala da importância de unir estudiosos de várias universidades e da integração desses estudos junto a pesquisadores renomados uma vez que a América Latina tem sido um rico objeto e sujeito dos estudos em EPC. “A parceria com pesquisadores de outras universidades estimula e enriquece os estudos que têm como objeto de estudo o campo da comunicação local”, argumenta.

O livro, editado pela EDUFPI, pode ser adquirido na livraria Entrelivros, em Teresina, ou através do telefone (86) 9981-0022. A publicação é fruto do Congresso Economia Política do Jornalismo, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade da Universidade Federal do Piauí.

Fonte – Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade