ad16
GeralTodas as Notícias

Livro “O silêncio e o segredo do Cabeça de Cuia” tem pré-lançamento nesta segunda, 16

Livro de autoria de Paulo Mafra
Livro de autoria de Paulo Mafra

Qual o segredo das sexualidades guardadas no Cabeça de Cuia? Quantas verdades silenciadas sob a medonha sombra do seu corpo fúnebre? E quão violento foi o seu desejo visceral que lhe fez sua pobre mãe matar, no rio da ignorância se afogar e num terrível monstro sexual se transformar? Quem sabe apenas um daqueles que conseguiu escapar vivo do seu trágico e infeliz destino pode agora nos contar?!

As respostas para estas perguntas podem ser encontradas no livro O silêncio e o segredo do Cabeça de Cuia: violência contra gays, homofobia e militância LGBT no Vale do Rio Guaribas.  O livro, de autoria do Professor da Faculdade R.Sá, Paulo Mafra, é resultado da sua pesquisa de mestrado e tem o seu pré-lançamento, feito pela editora Appris nesta segunda-feira, 16. O lançamento oficial da obra acontece durante a IX Semana de Iniciação Científica da Faculdade R.Sá, que acontece de 27 a 29 de maio.

Paula Mafra destaca a importância e o objetivo da publicação. “A principal proposta é contribuir como subsídio a população LGBT e demais minorias sociais no Vale do Rio Guaribas frente ao diálogo com os governos, seja para identificar e caracterizar as especificidades da violência contra gays e demais violações ao direito  à diversidade humana no interior do Piauí, como para elaboração e implementação de políticas públicas no enfrentamento da homofobia, especialmente no campo dos direitos à liberdade de expressão da diversidade sexual, na militância dos movimentos sociais frente a qualquer tipo de discriminação, à segurança pública, à educação e à saúde coletiva”, destacou o autor.

Partindo das narrativas lendárias de uma das mais antigas figuras mitológicas que desenha a fundação da sociedade colonizadora do Piauí, o livro problematiza o cenário do silêncio e do segredo coletivo acerca dos assassinatos e suicídios de homossexuais no interior do estado que preserva a maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano, maior proporção de católicos, um dos maiores índices de desigualdade social e, curiosamente, um dos menores números de registros da violência homofóbica do Brasil.

Mafra ressalta ainda que os resultados visam contribuir para o bem estar social e garantia dos direitos humanos no âmbito local e regional, seja nas cidades do interior do Piauí ou do Nordeste brasileiro. Na obra o autor dialoga com doze sobreviventes do Vale do Rio Guaribas para romper com o pacto de silêncio acerca dos corpos desfigurados, promovendo ruídos e visibilidades da violência contra gays, analisando a homofobia, diversidade sexual e militância LGBT nas cidades contemporâneas do interior do Piauí.

Professor Paulo Mafra-
Professor Paulo Mafra-

A partir do pré-lançamento, o livro que faz parte da Coleção Educação e Direitos Humanos: Diversidade de Gênero, Sexual, Étnico-Racial e Inclusão Social, já está disponível para compra através site da editora, Livraria Cultura, Saraiva e Cia dos Livros em todo o Brasil. Alguns exemplares podem ser adquiridos junto ao autor, através do fone (89) 9939-0500, 8108-6830; ou e-mail: [email protected]

Sobre o Autor

Paulo Mafra é graduado em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO); especialista em História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e em História do Brasil com ênfase em História do Piauí pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestre e doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Desde 2004 atua como professor de História e pesquisador na cidade de Picos e no entorno do Território do Vale do Rio Guaribas-PI. Ministra aulas e orienta pesquisas nos cursos de pós-graduação Lato Sensu em História, Docência do Ensino Superior, Psicopedagogia e Gestão Escolar no PRONEX da Faculdade Cristo Rei; Assim como nos cursos de graduação em Direito, Serviço Social, Comunicação Social e Pedagogia na Faculdade R.Sá, onde participa do Grupo Docente Estruturante dos referidos cursos.

A partir de 2010 vem assumindo cargo de gestor na Prefeitura Municipal de Picos, inicialmente como Diretor de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Étnica, na Secretaria Municipal de Juventude e Direitos Humanos; e, atualmente, como Coordenador da Diversidade e Inclusão na Secretaria Municipal de Educação de Picos. Presta consultoria voluntária na Associação ProBrasil, Grupo Cultural Adimó – GCA, Movimento das mulheres piauienses – UMP (núcleo Picos) e Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual – GGLOS.

Recentemente realizou estágio de doutorado sanduíche, financiado pela CAPES, no Centro de Estudos Africanos – CEA, da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, Moçambique, onde iniciou sua pesquisa de campo, junto à LAMBDA, sobre os Mecanismos de controle da Diversidade Sexual no contexto da epidemia HIV/AIDS: um estudo comparativo sobre as estratégias afirmativas dos direitos à saúde sexual e reprodutiva na População LGBT do Brasil e Moçambique.

 Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade