ad16
GeralTodas as Notícias

Livro produzido por professores da Faculdade R.Sá será lançado no dia 19 de abril

A obra é organizada pelas professoras da instituição Mayara Sousa Ferreira, Maria José Rodrigues de Sousa e Maria das Mercês e Silva e reúne produções científicas inéditas dos demais professores da instituição.

No dia 19 de abril o Centro de Convivência do Instituto de Educação Superior do Piauí será palco para a solenidade de lançamento do livro “Protagonismo, cultura e sociedade no Vale do Guaribas: 10 anos da Faculdade R.Sá”. A obra é organizada pelas professoras da instituição Mayara Sousa Ferreira, Maria José Rodrigues de Sousa e Maria das Mercês e Silva e reúne produções científicas inéditas dos demais professores da instituição. O livro foi idealizado e começou a ser produzido ainda em 2016 como parte das comemorações pelos 10 anos da Faculdade R.Sá e agora será lançado através da Editora Appris.

A solenidade de lançamento tem início às 18h e vai reunir toda a comunidade acadêmica e convidados. Na oportunidade ministram palestras o Professor Doutor Renato Duarte, que prefaciou o livro, bem como o Professor Doutor Orlando Berti, responsável pela produção da sinopse do livro. Além disso, haverá sessão de fotos e autógrafos e os interessados poderão adquirir o livro durante o evento, sob o investimento de R$52,00. Além disso, também é possível fazer a aquisição através do site da editora.

A Professora Mayara Ferreira destaca que ideia do livro surgiu da necessidade de aprimorar as produções científicas na instituição, bem como estimular novas pesquisas. “Nós pensamos em organizar e sistematizar essa produção científica partindo dos professores porque a gente entende que se os professores pesquisam os alunos desses professores também pesquisam e se os professores não pesquisam então não tem nem como cobrar pesquisa dos estudantes também. Então nos reunimos, eu e a professora Maria José e Maria das Mercês para pensar um projeto, pensar em organizar as pesquisas que já são realizadas pelos professores, também estimular aqueles que ainda não pesquisam e publicar esse material em forma de livro”, explicou.

Mayara destaca ainda que para o livro foram sistematizados trabalhos, alguns frutos de trechos de dissertações ou teses dos professores ou pesquisas que já eram realizadas mas que ainda não haviam sido publicadas. “É um trabalho que tem essa importância de reunir essas pesquisas sobre a nossa região, sobre o Vale do Guaribas e socializar com a comunidade acadêmica e com a comunidade em geral. O livro trata de cultura e diversidade, identidades culturais, sobre educação. É um trabalho reflexivo sobre uma prática que é executada pelos professores junto com os estudantes da instituição. Ao todo nós temos 16 autores participando dessa obra, todos são professores da instituição”.

Esta é o primeiro livro que reúne produções dos docentes da Faculdade R.Sá. Sobre próximas edições, Mayara Ferreira afirma ainda que a ideia é estender essas pesquisas e essa socialização em formato de livro, também envolvendo os alunos. “Para esse ano nós já começam a organização de um E-book de pesquisas interdisciplinares e transdisciplinares que é a característica desse livro que não se volta exatamente a um curso ou uma área, mas envolve várias áreas, vários cursos e a gente considera que isso é um ganho para reunir diversos olhares sobre a nossa região, o foco é a nossa região”.

A professora Maria José Rodrigues de Sousa considera que o lançamento da obra será um estímulo para novas produções de professores e alunos da instituição. “A gente espera que seja um momento mesmo de reflexão, além de comemoração, também porque nós teremos no lançamento duas palestras muito importantes. Esperamos que a mensagem seja recebida com entusiasmo pelos colegas e acadêmicos, bem como pela sociedade em geral, vendo a obra como uma oportunidade de estimular a leitura sobre temas da nossa realidade e o despertar para a investigação e a pesquisa”, enfatizou.

A professora Maria das Mercês explica que a obra possui uma importância enorme, pois é o registro, em forma de livro,  da pesquisa que foi construído ao longo da sua carreira. “O lançamento dessa obra é também como um legado histórico dos docentes que fazem a Faculdade R.Sá, afinal são dez anos de existência e apresenta um perfil de uma jovem instituição muito preocupada com o papel que deve desempenhar no auxílio da construção de uma sociedade mais preparada para enfrentar os desafios da modernidade. Ainda vejo o livro como uma proposta de incentivar e valorizar pesquisas realizadas ao longo de sua existência e assim despertar a comunidade acadêmica para a importância da pesquisa, pois a institucionalização da pesquisa é imprescindível para o seu crescimento”, afirmou.

Fonte: Ascom

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também