Lula confirma Wellington Dias para Ministério do Desenvolvimento Social
A pasta é uma das mais disputadas do novo governo e será responsável, entre outros programas, pelo Bolsa Família (atual Auxílio Brasil).
O senador eleito do Piauí, Wellington Dias, foi anunciado pelo presidente Lula como o próximo ministro do Desenvolvimento Social. A pasta é uma das mais disputadas do novo governo e será responsável, entre outros programas, pelo Bolsa Família (atual Auxílio Brasil).
Wellington Dias foi quatro vezes governador do Piauí, além de senador, deputado federal, deputado estadual e vereador de Teresina.
Em 2020, Dias assumiu a presidência do Consórcio Nordeste e se destacou na articulação para a compra de vacinas de forma independente do Governo Federal, bem como políticas públicas de desenvolvimento na saúde, social e econômico.
Em 2022, Wellington Dias foi coordenador nacional do Fórum dos Governadores do Brasil. Em março, deixou o cargo de governador para disputar o Senado Federal, o qual foi eleito, além de ter atuado como coordenador nacional da campanha de Lula para presidente da República.
Sob o comando de Wellington Dias, o Piauí teve significativos avanços, tanto na redução da pobreza e analfabetismo, como no aumento da geração de emprego e renda. O Piauí é o único estado da Região Nordeste que conseguiu reduzir a pobreza populacional entre 2019 a 2021, na gestão do então governador Wellington Dias. Os dados são do Mapa da Nova Pobreza, da Fundação Getúlio Vargas.
Apesar da crise política e da pandemia que afetaram o país, o estado do Piauí também continuou crescendo em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), cresceu economicamente e é o segundo estado do Nordeste e sétimo do país no ranking de geração de emprego formal. Ainda, é o segundo estado brasileiro no ranking de vacinação da Covid.
Fonte: Portal O Globo e Governo do Brasil