ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
Geral

LUTO: Morre aos 91 anos o Padre David Ângelo Leal

A Igreja Católica está de luto. Faleceu por volta das 4h da madrugada deste sábado (23), aos 91 anos, na localidade Caiçara, zona rural do município de Campo Grande do Piauí, o padre David Ângelo Leal, um dos sacerdotes mais conhecidos e conceituados do Piauí.

Padre David Ângelo Leal
Padre David Ângelo Leal – Reprodução /Cidadesnanet

O padre reside na Caiçara, comunidade berço de sua família, há 10 anos. Parte desse período foi dedicado a uma luta incessante pela vida. Há cerca de 7 anos, foi acometido por problemas de saúde. Sem caminhar e debilitado, passou a viver aos cuidados da família, dentre outros, da sua dedicada sobrinha, Eugeniana Leal, dona Geni, como é popularmente conhecida. No dia 24 de setembro, seu quadro clínico se agravou. Sem registrar melhoras significantes, acabou falecendo quase dois meses depois.

O corpo do padre David será velado na Caiçara. O sepultamento está previsto para acontecer no domingo (24), em um túmulo construído há anos na Capela de Nossa Senhora da Conceição, na localidade. O horário, porém, ainda não foi definido.

PERFIL
David Ângelo Leal nasceu a 27 de julho de 1922, na localidade Caiçara, hoje, município de Campo Grande do Piauí. O 11º filho dos 14 do casal Ângelo Borges Leal e Cinobelina Maria de Araújo, que eram primos. David foi batizado no dia 21 de setembro de 1992, na Caiçara pelo cônego Ângelo dos Reis Melo, vigário de Jaicós. Ele teve como padrinhos: Cláudio Borges Leal, irmão de seu pai e Luzia Maria de Araújo, irmã de sua mãe.

Em julho de 1927, David Ângelo crismou-se na capela de Santo Antônio, em Boa Esperança, hoje cidade de Padre Marcos, pelo Dom Severino Vieira de Melo, bispo do Piauí, tendo como padrinho o senhor Abel José de Araújo, irmão de sua mãe.
Começou a estudar na escola particular de Umbelino Ribeiro, na casa da Bulandeira, ainda na Caiçara. No ano de 1935 fez o exame de admissão em Petrolina (PE), cursando a 1ª série no ginásio Dom Bosco. Em 1936 entrou para o seminário Sagrado Coração de Jesus de Petrolina, onde estudou até a 5ª série em 1939. No ano seguinte terminou o curso de Humanidade no Seminário Maior de Fortaleza.
De 1941 a 1942, David fez o curso de Filosofia e de 1943 a 1946 concluiu o curso de Teologia ainda no Seminário Maior de Fortaleza. Recebeu a batina no dia 04 de abril de 1936 em Petrolina e no dia 04 de dezembro de 45 recebeu a fortuna clerical e a 06 de dezembro recebeu as primeiras ordens menores na capela Arquepiscopal em Fortaleza (CE), sendo que em 08 de dezembro o jovem David Ângelo recebeu as últimas ordens menores na Igreja da Prainha, em Fortaleza.
Em 29 de junho de 1946, na mesma igreja, recebeu o subordenado fazendo voto de castidade perpétuo, com a obrigação da recitação diária do abreviário e em 29 de setembro do mesmo ano recebeu o sagrado diaconato.
O grande dia da ordenação sacerdotal foi a 1º de dezembro de 1946 na Prainha em Fortaleza, tendo como oficiante: Dom Antônio de Almeida Lustosa, de quem recebeu todas as ordens. Um dos dias mais importantes da sua vida aconteceu no dia 25 de dezembro de 46, quando já ordenado padre, às 09h da manhã celebrou sua 1ª missa, chamada missa nova, na igreja de Nossa Senhora das Mercês em Jaicós.
A 29 de dezembro de 1946, padre David fez a sua primeira celebração na Caiçara, num salão que sua mãe mandou fazer especialmente pra ele. A capela que hoje existe na Caiçara só foi construída em 1972.
Ao longo de sua extensa atividade sacerdotal padre David passou por várias cidades e paróquias e de 15 de janeiro a 27 de setembro de 1948 foi vigário cooperato da paróquia de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras. De 05 de outubro de 47 a 22 de fevereiro de 48 foi vigário ecônomo de Picos, Jaicós e Pio IX. Em fevereiro o 1º_______ José Inácio Jesus madeira foi nomeado vigário e o padre David Ângelo Leal ficou sendo cooperador e assistente eclesiástico do Círculo Operário de Picos, além de capelão.
 
Fonte: Cidadesnanet
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade