Política

Mainha diz que Picos terá vestibular para Medicina em 2012

anuncio17 UNIFSA
Mainha comemora implantação do curso de Medicina em Picos
Mainha comemora implantação do curso de Medicina em Picos - Foto: divulgação

Por João Paulo Leal
Da Redação

O ex-deputado federal José de Andrade Maia Fillho, o Mainha (DEM), em contato com o Riachão Net, disse que em 2012 o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Picos, estará autorizado a oferecer vagas em seu vestibular para o curso de Medicina.

Mainha recebeu essa garantia durante visita que fez no início da semana ao Ministério da Educação, em Brasília (DF), juntamente com o reitor da UFPI, professor doutor Luiz Santos Júnior. Além de Picos, também foi autorizado o funcionamento do curso no Campus Ministro Reis Veloso, da cidade de Parnaíba. Mainha temia que houvesse uma disputa entre Picos e Parnaíba, envolvendo as lideranças políticas que representam as duas cidades, para ver quem ganharia a instalação do curso, “mas felizmente o Ministério da Educação autorizou o funcionamento nas duas” – comemora.

Quando exerceu o mandato de deputado federal, Mainha defendeu o curso de Medicina para Picos e destacou a favorável condição geográfica e a importância política do município, considerado pólo de uma grande região, formada por mais de 50 cidades do semi-árido piauiense.

Durante a viagem, o reitor Luiz Júnior explicou os detalhes da implantação do curso. Após a formação da primeira turma, feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o curso funcionará de início no prédio do Campus Sen. Helvídio Nunes. Contudo, a universidade já conta com terreno, localizado no bairro Pantanal, para construção do Centro de Ciências Médicas da UFPI.

Sobre a necessidade de um curso de Medicina em Picos, Mainha enfatizou que a carência de profissionais médicos ainda é muito grande no interior no Estado, sendo que a maioria dos recém formados prefere ficar atuando na capital. “A interiorização do curso é fundamental para melhorar as condições sociais dessa região, com mais profissionais prestando assistência em saúde, prevenindo doenças ou tratando a reabilitação

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.