Maior projeto de hidrogênio verde do mundo será lançado no Piauí; investimentos de R$ 200 bilhões
As obras das usinas devem iniciar no fim de 2024 e a primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, seguindo as etapas seguintes até 2035
O projeto de hidrogênio verde (H2V) que será implantado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, localizada em Parnaíba, no litoral piauiense, é considerado o maio projeto de hidrogênio verde do mundo. A obra será lançada pelo Governo do Piauí juntamente com as companhias europeias Green Energy Park e Solatio nessa sexta-feira (15/12).
A previsão de investimento feito pela Green Energy Park e a Solatio para os projetos é de R$ 200 bilhões para os próximos anos. As obras das usinas devem iniciar no fim de 2024 e a primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, seguindo as etapas seguintes até 2035.
As negociações para instalação dos projetos de hidrogênio verde foram conduzidas pessoalmente pelo governador Rafael Fonteles durante suas viagens internacionais. Os investimentos europeus foram confirmados pela presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, em novembro desse ano durante a Semana Europeia do Hidrogênio, evento que Rafael Fonteles palestrou.
Hoje o Piauí lidera atração de investimentos para produção do combustível que é considerado limpo e principal substituto dos combustíveis fósseis, neste forte movimento de descarbonização do planeta e enfrentamento das mudanças climáticas.
Fonte: Brenna Oliveira/OitoMeia