ad16
EducaçãoGeral

Mais da metade dos alunos piauienses estão fora da série adequada à idade

Mais da metade dos alunos piauienses matriculados no ensino médio está fora da série adequada para a idade. Dados do Ministério da Educação (MEC), referentes ao Censo Escolar 2010, apontam que a distorção escolar para esse grau de ensino chega a 56,7% no Piauí. Trata-se do segundo pior índice entre os estados, atrás apenas do

Wilson cumprimenta alunos na abertura da III Etapa dos Jogos das Escolas PiauiensesFoto: Kalberto Rodrigues/PK
Wilson cumprimenta alunos na abertura da III Etapa dos Jogos das Escolas PiauiensesFoto: Kalberto Rodrigues/PK

Pará (59,2%), e quase o dobro da média nacional que registrou 34,5% de distorção.

São mais de 100 mil alunos nesta condição no Estado. A maioria deles em escolas da rede estadual, apesar de se ter estudantes fora das séries proporcionais à idade na rede particular também. Quanto ao ensino fundamental, o mesmo levantamento do MEC revela números preocupantes, porém menores que o Ensino Médio. A distorção nas primeiras séries escolares é de 34,7%, o sexto maior percentual do país.

Entretanto, o que mais chamou a atenção no caso da distorção no ensino fundamental, é que o índice vem diminuindo ano a ano na maioria dos estados. Mas, no Piauí fez caminho contrário. Em 2008, por exemplo, o índice de alunos piauienses matriculados no ensino fundamental em séries que não correspondem à idade era de 29,6%, ou seja, em dois anos a taxa aumentou 5,1 pontos percentuais.

Os dados piauienses são, inclusive, maiores que a média nacional de distorção no ensino fundamental, que fechou 2010 com 23,6%. Além disso, o levantamento do MEC verificou 14 escolas no Piauí onde a taxa de distorção é de 100%, ou seja, todos os alunos matriculados estão fora de sua série adequada para a idade. São aproximadamente 278 alunos nesta situação no Piauí.

A Secretaria Estadual de Educação, através da professora Jane Cornélio, coordenadora estadual de Correição de Fluxo Escolar da Seduc, já tomou conhecimento dos números do Censo Escolar 2010, divulgados pelo MEC, e informou que a Secretaria já está tomando as providências para diminuir esses índices. “Muito já se estar investindo na educação, com construção de novas escolas, reforma de outras e ampliação do sistema integral de ensino”, disse.

Fonte: PortalAZ

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade