ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralTodas as Notícias

Mais de 120 mil eleitores não fizeram recadastramento biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí divulgou nesta terça-feira os dados finais do recadastramento biométrico realizado em oito municípios piauienses – Teresina, Nazária, Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia, Cajueiro da Praia, José de Freitas e Oeiras.

Tribunal Regional Eleitoral - PI
Tribunal Regional Eleitoral – PI

De acordo com o TRE-PI, foram recadastrados 609.382 eleitores, número que corresponde a 83,12% do total previsto pela Justiça Eleitoral para fazer a atualização. Por outro lado, 16,88% dos eleitores não atualizaram seus dados, ou seja, mais de 120 mil pessoas ficaram inadimplentes com as obrigações eleitorais.

O TRE-PI encerrou na última segunda-feira o prazo para realizar o recadastramento. Agora, o Piauí passa a ter 35% do seu eleitorado incluído no sistema de identificação biométrica, que garante mais segurança à votação. Além dos oito municípios citados acima, o TRE-PI já havia realizado o recadastramento em Piripiri, Piracuruca, Floriano, Picos e Francisco Santos.

Esta última etapa de recadastramento teve início em março de 2013, estendendo-se até a última segunda-feira, 31 de março de 2014. Ou seja, os eleitores tiveram exatamente um ano para atualizar seus dados junto à Justiça Eleitoral. Mesmo assim, o que se viu em Teresina foram filas enormes de eleitores retardatários nos postos de recadastramento.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as pessoas que não fizeram a biometria terão os títulos eleitorais cancelados. Como consequência, não poderão tirar passaporte e RG, assumir vaga em cargo público, e, caso já sejam servidores públicos, terão seus salários bloqueados, dentre outras sanções.

Há, porém, uma última oportunidade para o eleitor inadimplente regularizar sua situação. Até o dia 7 de maio, ele poderá se dirigir a um cartório eleitoral, justificar a ausência no recadastramento e pagar uma multa de R$ 3,50. Só assim, ele poderá votar nas eleições de outubro.

Fonte: Portal O Dia

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade