ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
Educação

Mais de 168 mil candidatos farão Enem neste fim de semana no Piauí

[ad#336×280]Ao todo, 168.462 candidatos devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio neste sábado (26) e domingo (27) no Piauí. O número de inscritos deste ano é 31% maior do que 2012, que teve 128.901 de estudantes. No país serão mais de 7,1 milhões de pessoas realizando a prova neste fim de semana.

Segundo o coordenador do Enem no Piauí, Valdir Soares, no estado a aplicação da prova acontecerá em Teresina e 30 cidades do interior. “Na capital a quantidade de participantes ultrapassa os 76 mil alunos, que serão divididos nos 149 pontos de aplicação de prova. Já os demais 92 mil inscritos são do interior piauiense”, explicou.

Enem em Picos - Foto: RIACHAONET/Romário Mendes
Enem em Picos – Foto: RIACHAONET/Romário Mendes

Dos 7.173.574 candidatos inscritos na edição 2013 do exame, cerca de 70 mil candidatos pediram atendimento especial, como ledores e transcritores da prova, por exemplo, por causa de alguma deficiência.

Dados oficiais Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) mostram que a faixa etária que mais se inscreveu no exame é a dos candidatos com 17 anos. Conforme o Ministério da Educação, 1.048.396 estudantes com essa idade irão participar da avaliação nacional. Já outros 901.639 candidatos com 18 anos irão se submeter ao Enem.

As provas
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta esferográfica com tinta preta e feita com material transparente. As provas terão início às 12h e os portões serão abertos às 11h (horário local).

No dia 26 de outubro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 16h30. No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 17h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova uma hora antes do exame. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

O que não pode
O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

O edital afirma que é obrigação do candidato “guardar, ao ingressar em sala de provas, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados anteriormente, sob pena de eliminação do exame”. No último Enem, dezenas de candidatos foram eliminados depois que tiraram fotos com celular do cartão de respostas, antes do início da prova, e as postaram em redes sociais.

Todos os pertences que não sejam a caneta preta de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.

Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem até o terceiro dia útil após as provas, ou seja, até 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data que ainda será divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

Com informações do G1 – Piauí

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade