ad16
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeral

Mais um acadêmico da UFPI de Picos fará intercâmbio acadêmico em Portugal

João Ricardo
João Ricardo, aluno selecionado para o intercâmbio em Portugal. Foto: Arquivo pessoal

Depois da acadêmica Patrícia Ibiapina, agora é a vez do estudante João Ricardo de Sá e Silva, 21 anos, aluno do VII Período do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus de Picos, ter a oportunidade de participar de um intercâmbio acadêmico. João Ricardo passará seis meses na Universidade do Porto, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior de Portugal.

João Ricardo disse que desde seu ingresso na UFPI, em 2008, procurava se inteirar sobre os processos de intercâmbio que a IES desenvolve com vários países: Portugal, Austrália, Canadá, Holanda, França, Itália, Argentina, Alemanha, Espanha, México, Croácia, Bélgica, Noruega, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico, Uruguai, Estados Unidos. Ele terminou por ser selecionado pelo Programa de Bolsas Luso-brasileiras Santander Universidades. Um dos principais fatores de seleção é o índice de rendimento acadêmico (IRAs) .

“Foi aí onde comecei a elaborar um projeto para concorrer a uma das bolsas ofertadas para Portugal, que envolveu uma pesquisa da História do país, o que foi muito prazeroso até mesmo porque eu cursava no período de elaboração do PROJETO LUSO-BRASILEIRO, como intitulei, as disciplinas de História do Brasil Colônia e História do Brasil Império”, explicou.

O estudante disse já ter travado conhecimento com acadêmicos de outros países que vem estudar na UFPI. “Conheci recentemente um colega da Nigéria, o estudante de Medicina Veterinária Usman Abdulhadi, que estuda no Campus de Teresina”.

João Ricardo explica como funciona o processo em que foi selecionado. “Fui selecionado mediante inscrição no PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES (5ª edição), onde o estudante deveria realizar duas inscrições: uma efetuada junto ao Banco Santander on-line e outra junto à universidade em formulário próprio, e protocolado, contendo número de inscrição, identificação: nome completo, matrícula, curso, CPF, RG, e-mail, telefone, e numeração das universidades hospedeiras (por ordem de prioridade), justificativa e assinatura do candidato, anexando Histórico Escolar atualizado”, relatou.

O estudante fala ainda sobre as suas expectativas. “As expectativas são as melhores possíveis! Aprofundar minhas pesquisas no território das relações interdisciplinares entre a História e a Literatura, muito embora me comporte como um apaixonado por
História Colonial, sobretudo no que concerne as relações Brasil-Portugal entre os séculos XIV e XIX”.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade