ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
GeralMunicípios

Máquinas doadas recentemente a prefeitos quebram e viram sucatas

[ad#336×280]Pelo menos cinco das prefeituras que receberam patrulha mecanizada com retroescavadeira e a motoniveladora doadas pelo governo federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ao custo de R$ 700 mil cada conjunto, estão com o equipamento com motor batido porque não fizeram a manutenção devida e nem colocaram óleo nas maquinas.

Por conta disso, o Governo Federal resolveu contribuir com as prefeituras e fazer também a doação, além do maquinário, de peças, dois anos de óleo diesel e o filtro de óleo, com exceção dos pneus, os prefeitos poderão trabalhar até 2.500 litros de óleo.

Nesta semana o MDA entregou mais 79 maquinas para prefeitos. Não entregou mais, porque não recebeu a tempo. Ainda até o dia 7, o MDA pretende entregar mais 142 tratores para as prefeituras. Essa é uma ação da presidente Dilma para fazer a média com os prefeitos que tem sofrido com a desoneração do IPI e a queda no repasse dos recursos do FPM.

O delegado da Agricultura no Piauí, Pedro Calixto, confirmou que alguns prefeitos estão com as máquinas queimadas, ou melhor, com o motor batido, porque não souberam usar. As maquinas ficaram emprestáveis, porque não funcionam mais e os prefeitos não tem dinheiro para mandar recuperá-las. Ou seja, viraram sucata com pouco mais de um mês de uso.

Retroescavadeiras (Reprodução/PortalAZ)
Retroescavadeiras (Reprodução/PortalAZ)

As máquinas se destinavam para obras de recuperação de estradas e açudes nos municípios. Os municípios não tem capacidade para financiar as obras e nem a recuperação de maquinas. A doação dos tratores por meio do MDA facilita os serviços e possibilita o planejamento de obras dos municípios.

Em Cocal de Telha, por exemplo, foi um dos municípios onde um destes tratores bateu o motor. O operador da máquina não colocou óleo. O maquinário está parado. Outros prefeitos tiveram mais sorte, depois destas ocorrências, eles estão recebendo os tratores com óleo, peça para reposição e filtro de óleo, tudo doado de bom grado pelo Governo Federal.

Fonte: Portal AZ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade