ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralJaicósMunicípios

Marcelo Rosenbaum e equipe são recebidos com festa em Várzea Queimada em Jaicós

Marcelo Rosenbaum
Marcelo Rosenbaum e o prefeito Ozanan Barros. Foto: Otávio Veloso

Uma grande multidão participou na noite desta quarta-feira (1º) da recepção calorosa ao arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum e equipe do projeto “A Gente Transforma” na comunidade de Várzea Queimada, zona rural do município de Jaicós. Presentes, o Prefeito Municipal Ozanam Barros; a Primeira Dama Fátima Silveira, vereadores, secretários municipais e lideranças do povoado.

O arquiteto chegou acompanhado de sua equipe, formada por arquitetos, designers, urbanistas, profissionais de comunicação e 18 universitários de diversos estados do País, selecionados entre 200 inscritos, e ficarão no Povoado por quinze dias desenvolvendo diversas ações junto aos moradores e artesãos locais.

Logo na chegada, Rosenbaum recebeu das mãos do Prefeito Ozanam Barros, a chave simbólica do Povoado, confeccionada em pneu por um artesão local; e da artesã Silvana, uma chave confeccionada em palha, outro produto muito utilizado no artesanato de Várzea Queimada. Um grupo de jovens e crianças da localidade apresentaram paródias e danças e deram boas vindas à equipe do AGT.

A Prefeitura montou um ponto de apoio numa escola local e disponibilizou servidores municipais que estarão no Povoado todos os dias com vistas a oferecer ajuda aos participantes do projeto. Segundo a gerente do escritório do SEBRAE em Picos, Ana Mary Leal Dias Bezerra, dois representantes do Sebrae também estarão presentes no povoado durante toda a permanência da equipe de Rosenbaum para apoiar o Projeto.

Além dos estudantes selecionados para o Projeto, se juntaram ao grupo a convite de Rosenbaum, nove artesãos da cidade de Queimada Nova e duas artesãs de Francisco Macedo. Para Vicência Silva, Presidente da Associação das Mulheres Unidas por Francisco Macedo – AMOFRAM, com o AGT acontecerá uma grande transformação social na comunidade e haverá outra visão após a visita desses profissionais. “Acredito que terei um grande aprendizado o qual transmitirei para as demais artesãs de Francisco Macedo”,disse.

O prefeito Ozanam barros desejou boas vindas ao arquiteto e equipe e destacou que o grupo chega trazendo muita esperança e alegria para a comunidade. “É uma comunidade sofredora, mas muito receptiva, e que gosta muito de trabalhar”, ressaltou. Rosenbaum afirmou que o grupo não foi à Várzea Queimada para ensinar nada e sim para aprender. “O sucesso do projeto depende todos e a equipe está com todo o gás”, disse.

O estudante Federico, de arquitetura e Urbanismo, disse esperar que todos tenham uma mente bem aberta, tanto os estudantes como a comunidade, para que possa haver uma troca de informações e daí conseguirem fazer a diferença. Para Samir, de Teresina, estudante de arquitetura, o desejo é um só: aprender.

A Equipe do AGR 2012 é formada por: Adriana Benguela (diretora geral); Ana Paula Harumi (coordenadora); Tatiana cardeal (fotógrafa); Marques Casara (jornalista); Henrique Pinheiro (arquiteto permacultor); Fabiana Zanin (designer gráfica); Marcelo Rosenbaum (diretor geral); Tomaz Lotufo (arquiteto permacultor); Roberto Oliveira (consultor de implementação); Elaine Silva (facilitadora) ; Áureo Tupinambá (designer digital); Rita Viegas (designer); Pedro Alexandre Batalheiro (designer); Frederico Duarte (jornalista); Lívia Salomoni (conteúdo digital) e Carlos Alberto dos Santos (facilitador).

O grupo inicia os trabalhos nesta quinta-feira (02) com integração da comunidade, estudantes e equipe e sem seguida a divisão em grupos: artesanato e permacultura. À noite, será realizada uma reunião com os moradores de Várzea Queimada e logo após algum evento festivo.

Noticiei.com
Otávio Veloso

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade