JaicósMunicípios

Marcelo Rosenbaum leva artesanato de Várzea Queimada para Milão

anuncio17 UNIFSA
AGT
Projeto AGT chega ao final em Várzea Queimada.

O designer Marcelo Rosenbaum vai mostrar pela primeira vez as coleções Toca da Palha e toca da Borracha, resultados de seu projeto A Gente Transforma, que capacitou artesãos de Várzea Queimada, no Piauí, para a exposição denominada Fronteiras, que ocorrerá no período de 17 a 22 de abril, de 10h às 20h, no Palazzo Giureconsulti, no espaço Brazil S/A, em Milão.

A exposição Fronteiras é organizada pela revista Casa Claudia, em Milão, vai apresentar uma seleção de objetos de artesãos e designers brasileiros que transitam entre diversas áreas do conhecimento, como a arte, a moda, o artesanato e o design. “A ideia é mostrar peças curiosas e poéticas, que despertem o interesse das pessoas sem que elas saibam exatamente o porquê. Todas, porém, afinadas com as nossas raízes”, afirma Pedro Ariel Santana, curador da exposição e diretor de redação, da Editora Abril, a maior empresa de revistas do país.

Entre os designers convidados, estão os paulistas Caio Medeiros e Daniela Menezes, do Estúdio Manus, com uma produção que contempla o lúdico e a poesia muito mais do que o funcional. Fragmentos e materiais recolhidos em viagens pelo mundo servem de matéria-prima para seus objetos-arte, expostos em redomas de vidro. Nas mãos dessa dupla criativa, uma boneca japonesa pode virar luminária e os desenhos de um livro antigo de botânica, carimbos para decorar pratos e travessas.

Também de São Paulo, o designer Marcelo Rosenbaum mostrará o resultado do projeto realizado no Piauí. A palha de carnaúba, palmeira usada pelas mulheres para fazer utilitários desde a chegada dos primeiros portugueses no Brasil, resultou em cestos, tabuleiros, máscaras e tapetes. Já a borracha, manipulada pelos homens para fazer sandálias de dedo, deu forma a colares de frutas, chaveiros e fruteiras.

O designer e diretor de criação carioca Renato Imbroisi exibirá uma pequena mostra de seu trabalho, desenvolvido há mais de 30 anos com artesãos das cinco regiões do país nas mais diferentes técnicas manuais, como a cestaria, o bordado, o crochê, a renda e a tecelagem. Peças que certamente encantarão o público exigente que frequenta a semana mais famosa de design do mundo.

Fronteiras será o terceiro evento consecutivo de Casa Claudia no Brazil S/A, um espaço de relacionamento entre empresas e profissionais das áreas de design, arquitetura, decoração e artesanato que buscam fortalecer sua imagem e gerar novos negócios, divulgando seus produtos e serviços. No ano passado, a revista organizou, no mesmo palácio do século 17, a exposição Arquitetos e Designers Modernos Brasileiros, que homenageou alguns dos ícones de nossa arquitetura e design.

Com cenografia assinada pela arquiteta mineira Isabela Vecci, a mostra usará, como no ano passado, painéis de papelão Re-board, da Art Work, que serão doados a uma estação de reciclagem de Milão ao final do evento.

Portal O Dia

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.