DestaquesEducação

Matrículas para aprovados do Piauí no Sisu iniciam na sexta-feira (18)

[ad#336×280]Iniciam na sexta-feira (18) e seguem até o dia 22 de janeiro, as matrículas para os alunos que conseguiram aprovação nas universidades e instituições públicas de todo o país, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Piauí, as vagas são para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

De acordo com o pró-reitor da Uespi, Francisco Soares, o período de matrícula foi estabelecido pelo Ministério da Educação para todo o país. “Todas as universidades farão as matrículas neste período e os alunos devem ficar atentos quanto a documentação exigida”, ressalta.

Segundo Soares, a matrícula dos 4.350 candidatos aprovados só poderá ser feita de forma presencial ou através de procuração. “Os documentos exigidos são RG, CPF, comprovante de endereço, certificado de reservista para os homens, Certificado de conclusão de ensino médio e histórico escolar”, afirma.

O pró-reitor retifica que no caso de alunos oriundos de escolas públicas, que por conta da greve ainda não concluíram o ensino médio, será aberta uma exceção. “Estes alunos poderão requisitar junto a direção de suas escolas um comprovante de que está concluindo o ensino médio e apresenta-lo no ato da inscrição”, informa.

Na Uespi, os alunos que se inscreveram para os cursos dos Campi Torquato neto, Clovis Moura, Facime e para o Polo do município de União, o local das matrículas é na sede da Uespi ( Campus Torquato Neto, Teresina); para os cursos de outros campi, polos e núcleos deverão ser feitas no próprio local. O horário das matrículas é das 8h às 12h e das 14 às 18h.

Na UFPI a pró-reitora de ensino, Regina Ferraz, explica que os 3.545 alunos aprovados para a universidade também devem ficar atentos com relação a documentação. “São muitos documentos e os alunos devem portar todos eles no ato da inscrição. Toda a documentação está disponível no site da Ufpi”, orienta.

Segundo ela, os alunos cotistas tem uma relação de documento exigidos, diferenciados dos demais. “Os cotistas devem ficar atentos aos documentos exigidos para sua matrícula. Caso contrário, não conseguiram efetivar suas matrículas e perderão a vaga”, destaca.

Ainda de acordo com Ferraz, as matrículas deverão ser realizadas nos campis em que o aluno foi aprovado.

Já o IFPI disponibilizou em 28 cursos participantes um total de 1.095 vagas para o Sisu. As matrículas no Instituto também ocorrerão na data prevista pelo Ministério. De acordo com a assessoria do IFPI, os documentos exigidos para efetivação da matrícula já estão disponíveis no site do instituto e as matrículas poderão ser realizadas nos locais em que o candidato foi aprovado.

Segunda chamada
Segundo o site do Sisu, quem não foi aprovado deve esperar a segunda chamada do certame que será na segunda-feira (28). Para estes alunos, o prazo de inscrição vai até o dia 8 de fevereiro.

Para se inscrever, é preciso acessar o sistema durante esse período especificado, no boletim de acompanhamento clicar no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção, mesmo tendo feito matrícula. Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção. A lista será divulgada no dia 18 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente pelas instituições. Com informações do G1 Piauí

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também