ad16
DestaquesEducaçãoGeralSaúde

MEC autoriza curso de medicina em Picos; 60 vagas!

[ad#336×280]A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai passar de 80 vagas de Medicina para 260, sendo 120 em Teresina, 80 em Parnaíba e 60 em Picos. A notícia foi dada pelo reitor Arimateia Dantas Lopes ao deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) em reunião ontem (16), em Teresina. Com isso, o Piauí ganha 180 novas vagas por ano para Medicina apenas na UFPI, sem contar as oferecidas pela Uespi (Universidade Estadual do Piauí) e faculdades particulares.

O Ministério da Educação (MEC) já autorizou a criação do curso de medicina para Picos, faltando apenas uma vistoria dos técnicos para verificação da estrutura. Este é o problema que vem sendo discutido pela Universidade em Picos e que pode ser resolvido com a construção do Centro de Referência Médica. O deputado Assis conseguiu do Ministério da Saúde o valor de R$ 34,6 milhões para construção do Centro, sendo parte da emenda de bancada de iniciativa do parlamentar. Os recursos estão disponíveis na Caixa e podem ser utilizados pelo Governo Estadual para a obra.

Campus da UFPi em Picos
Campus da UFPi em Picos

Quanto ao curso de Medicina de Parnaíba, previsto para iniciar em 2014, o Governo do Estado já encaminhou à Funasa (Fundação Nacional de Saúde) o termo de acordo para que possa ser concluído o processo de cessão do Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA) para a UFPI, a fim de que a unidade de saúde funcione como hospital escola para o curso de Medicina no município.

Com informações da Ascom

Etiquetas

10 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade