Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

MEC autoriza o curso de medicina em Parnaíba com 80 vagas

Campus da UFPI em Picos - Foto: Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de cerca de 2.500 vagas nos processos seletivos para o curso de medicina, o que representa um aumento de 15% na área. Cerca de 2.000 novos postos serão oferecidos em universidades federais e outros 500 em particulares. A ampliação começará já a partir do segundo semestre deste ano.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, diz que todas as regiões terão novas vagas, mas a prioridade serão áreas carentes destes profissionais, principalmente do Norte e Nordeste.

Para o Piauí, o governador Wilson Martins e o secretário da Educação, Átila Lira, receberam a boa notícia do ministro, que serão mais de 100 novas vagas no campus da Universidade Federal em Parnaíba (80 vagas), onde já autorizou o curso para o município, e a ampliação de mais 40 vagas em Teresina já para o vestibular deste ano.

Até o final de 2013, todas as vagas já devem estar implantadas, segundo o ministro da Educação. Ele também ressaltou que a abertura de novas vagas seguiu critérios específicos, como a disponibilidade de uma rede hospitalar que possa acompanhar a formação do médico, além do chamado índice de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), que deve ser de cinco para cada profissional em formação.

CCOM

Sair da versão mobile