ad16
GeralSaúde

Medicamentos só podem ser vendidos sob a apresentação do receituário médico

[ad#336×280]O produto farmacêutico é uma ferramenta poderosíssima de tratamento, mas que tem de ser utilizada adequadamente. Caso contrário, pode produzir uma doença ou levar ate a morte por isso toda forma de medicação deve ser feita sempre sob orientação médica. “Cabe ao médico avaliar as condições orgânicas do paciente. Ele tem a função de diagnosticar e, a partir disso, receitar o remédio na medida certa para tratar a doença daquela pessoa. Qualquer substância administrada sem orientação ou prescrição médica corre o risco de ter efeitos indesejados.” Afirma o empresário do ramo farmacêutico Joaquim Lima.

Joaquim conta ainda que existem muitas pessoas que insistem em querer comprar medicamentos sem apresentação do receituário e não compreendem a obrigatoriedade. “As pessoas esperam que passemos por cima da lei, mas esquecem das punições e muitas vezes ficam chateadas.”

Existem medicamentos que na são tarjados, ou seja, não necessitam da apresentação de receituário é o caso de analgésicos e outros produtos usados para tratar sintomas ou males menores, como resfriados, azias, dores de cabeça, entre outros. Mas, na compra dos demais medicamentos o paciente deve apresentar a receita médica, que fica armazenada na farmácia onde é feito todo um arquivo que é fiscalizado pela vigilância Sanitária do município.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Rita de Cássia, o órgão realiza vistorias constantes e que as punições para os estabelecimentos que estejam vendendo medicamentos sem prescrição medica irão variar dependendo do grau da infração que vão desde  aplicação de multa ate a interdição do estabelecimento.

 Ascom da Farmácia J. Lima

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade