Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Médico explica sintomas do câncer de próstata

O mês de novembro se inicia com o azul em alta. É que a cor simboliza a campanha de prevenção em todo o Brasil contra o câncer de próstata que atinge o público masculino. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), por ano cerca de 69 mil homens são acometidos pela doença.

Entre os principais fatores de risco, estão a idade onde a doença costuma aflorar – 50 anos, o histórico de câncer de próstata na família, e a maior ocorrência deste tipo de câncer na população de homens negros.

Campanha Novembro Azul – Imagem Ilustrativa

O urologista Cleiton Silva, explica que nos homens negros o câncer de próstata é mais comum do que na população branca por conta da alta produção de testosterona. ” Não é que a testosterona venha a desenvolver o câncer de próstata, mais ela faz com que ele cresça mais rápido. E é sabido que o negro possui  mais testosterona que o homem branco”, disse o urologista.

Cleiton Silva ainda ressalta que havendo um diagnóstico precoce a cura dos pacientes podem chegar até 95%. O diagnóstico precoce é feito através do chek-up médico e do exame do toque.

O agricultor, Miguel Sousa,  sabe bem a importância de se prevenir contra a doença. Na família,  já houveram dois casos de câncer de próstata, o que lhe motiva  realizar o exame o quanto antes.

“Na minha família meu avó e meu pai já tiveram a doença. Meu pai mesmo está em um nível bem avançado e vai fazer uma cirurgia. Eu ainda não fiz o exame por falta de conhecimento, mas agora quero fazer o quanto antes, pois é um cuidado com a minha saúde”, afirmou Miguel Sousa.

Os sintomas

 

 

 

Sair da versão mobile