DestaquesSaúde

Médicos do PI iniciam paralisação de três dias pela progressão de carreira

anuncio17 UNIFSA

Os médicos servidores do Governo do Estado vão paralisar as atividades durante 72h, contadas a partir de amanhã (1º). Segundo o Sindicato dos Médicos do Piauí, a paralisação é uma advertência pelo não cumprimento da progressão da carreira médica desde 2010. O benefício está previsto em lei e oferece ao médico mudança de nível de acordo com tempo de serviço e título adquiridos.

O secretário de Administração, Franzé Silva, informou que vai se reunir amanhã (1º) com o secretário de Saúde, Francisco Costa e o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, para tratar sobre o assunto. Segundo ele, a progressão de carreira causa um impacto na folha de pagamento do Estado e, neste momento, o Governo tem preocupação quanto a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que se for descumprida, pode deixar o Piauí na inadimplência.

“O impacto é significativo e vamos discutir alternativas para solucionar o impasse. O secretário de Saúde Francisco Costa vai participar do diálogo e junto com o secretário de Fazenda vamos ver as alternativas que o Governo pode oferecer”, diz Franzé. Além de médicos, várias categorias de servidores públicos estaduais estão em negociação com o Governo para tratar sobre reajustes e outros impasses. No entanto, o Governo tem alegado problemas financeiros e impedidos na legislação.

- Foto: Reprodução
– Foto: Reprodução

De acordo com o Sindicato dos Médicos, os serviços de urgência e emergência serão atendidos normalmente. Já as consultas e as cirurgias pré-agendadas serão remarcadas. Os médicos também vão se concentrar na segunda- -feira (1º), às 8h, em frente ao laboratório azul do Hospital Getúlio Vargas.

Por: João Magalhães – Jornal O Dia

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.