EducaçãoGeralLinks PatrocinadosTodas as Notícias

Mega Aulão do Cavalcante para o Enem obteve o maior público da história

anuncio17 UNIFSA

O Curso Cavalcante promoveu nos dias 17 e 18 de outubro um Mega Aulão para os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2015. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial de Picos e contou com a participação dos melhores professores de Picos e um público de mais de 350 estudantes.

De acordo com o Diretor do Curso Cavalcante, professor Edvarton Cavalcante, o último aulão antes da prova do Enem é a “cereja” do bolo, ele destacou ainda a iniciativa de arrecadar alimentos e a proposta apresentada durante a revisão.

Evento reuniu cerca de 350 alunos no Auditório da Associação Comercial de Picos. (Foto: Antonio Rocha/Manchete Piauí)
Evento reuniu cerca de 350 alunos no Auditório da Associação Comercial de Picos. (Foto: Antonio Rocha/Manchete Piauí)

“Esse último aulão seria como uma cereja em um bolo, a gente vem fazendo esses aulões desde o primeiro semestre e esse último traz além da resolução de várias questões, dicas nutricionais, música ao vivo e sorteio de vários prêmios. Os outros aulões colocamos a um preço acessível e esse a gente fez 100% gratuito, pedimos  um quilo de alimento não perecível que será repassado ao Padre Francedilson para destinar a pessoas carentes. O evento contou um número muito grande de alunos, segundo a direção do auditório, este foi o maior número de pessoas que o auditório da Associação Comercial já teve – isso nos deixa muitos felizes e motivados para que possamos a cada dia poder ajudar ainda mais pessoas”, acrescentou

De acordo com o professor Edvarton Cavalcante, cerca de quinze professores passaram pela associação comercial, além da nutricionista, Dra. Dayane Borges, que trouxe dicas para uma boa alimentação antes e durante a prova.

Sonhando cursar medicina, o estudante Gustavo Fontes estuda oito horas por dia para o Enem e aproveitou o aulão para tirar as últimas dúvidas, ele destacou d a importância das revisões. “Acho esse aulão muito importante, pois facilita os estudos. Venho estudando desde o começo do ano e estou confiante, já participei de cinco aulões”, acrescentou.

Estudante Gustavo Fontes.
Estudante Gustavo Fontes.

Em busca das melhores dicas para os seus alunos, a diretora de uma escola particular da cidade de Inhuma – PI, Lucicleide Lima, fez questão de trazer 24 estudantes para assistir a revisão.  “Com certeza esses dois dias de aula irão contribuir para o sucesso deles no Enem. Geralmente a gente se sente mais confiante quando a gente traz e eu sinto que tanto os pais quanto os próprios alunos se sentem bem pelo fato de a própria diretora vir com eles, e o resultado é sempre bem melhor”, afirmou.

Diretora Escolar, Lucicleide Lima
Diretora Escolar, Lucicleide Lima

DICAS PARA O ENEM 

Durante o intervalo das aulas, o Manchete Piauí conversou com alguns professores que falaram sobre a reta final e deram dicas para o Enem.

História Geral: Professor Deivison Moura –  “Agora é reta final, o que poderia ter sido estudado já foi visto e agora o que o candidato deve fazer é revisar os conteúdos, o que estamos fazendo hoje aqui no Cavalcante, estamos revisando os conteúdos, abordando os temas de um modo geral, no mesmo estilo das questões do Enem, já para facilitar a compreensão, por que a prova do Enem não é nenhum quebra-cabeça, na verdade ela exige preparação, e agora é o momento de dar o gás final.

Dicas – História Geral: Revisar questões sobre ética, política, cidadania, esses assuntos são os temas mais abordados, questões que envolvam Revolução Industrial, temas ligados a atualidades, esse ano a gente aposta muito na própria reaproximação entre Estados Unidos e Cuba, Nelson Mandela, que já poderia ter sido cobrado ano passado, mas não foi, além das questões mais típicas, como Segunda Guerra Mundial, regimes totalitários, questões sobre Grécia, uma questão sobre Idade Média, esse foram alguns temas abordados.

Professor Deivison Moura.
Professor Deivison Moura.

Literatuara: professor Kássio Gomes – Nós não temos muita preocupação com relação a essa reta final por que o aluno está preparado, ao longo do ano nós instruímos os alunos de como é a prova e que caminhos percorrer para chegar com mais facilidade até a universidade e eu acredito que quem veio para revisão hoje, veio com segurança e com a certeza de que vai fazer uma prova dentro do que a prova do Enem exige, mas principalmente com o sossego, a paz e a serenidade de quem se preparou esses meses todos.

Dicas – Área de Linguagens –  A dica é que haja um relaxamento, mas não um relaxamento total, pois é interessante rever os conteúdos principais, como por exemplo, as funções da linguagem, assistir o noticiário, fazer uma revisão sobre o que é polissemia, o que é linguagem conotativa e denotativa, entender quais são os principais textos – verbal e não verbal – e ele vai para prova com toda segurança, não precisa mais correria, estudar um conteúdo todo de barroco e arcadismo, o momento agora é rever os principais tópicos que o Enem vem cobrando na prova, tecnologia da informação e da comunicação é outro detalhe, e o aluno tem que estar antenado com a linguagem corporal, que envolve questões, como a saúde do corpo, os hábitos, alimentares que podem vir questões envolvendo essa linguagem corporal, assim como tecnologias da informação e comunicação.

História do Brasil : Cláudio Roberto – Nos nossos aulões, nós costumamos trabalhar temas recorrentes em relação a outras edições do Enem, por exemplo, em se tratando de Brasil, um dos temas mais cobrados no Enem é o Brasil República, de dez questões de História do Brasil, eu considero que 60% dessas questões estão ligadas ao Brasil República e 40% ao Brasil Colônia e Império.

Dicas: Dentro do Brasil República, eu cito: A Era Vargas e Ditadura Militar são temas sempre cobrados, então quando vamos dar uma aula desse tipo, costumamos analisar edições anteriores e trabalhar os temas mais cobrados em outras edições.

Filosofia e Sociologia: Evandro Oliveira – Essas duas disciplinas vem ganhando forte espaço no Enem, principalmente a partir de 2010, justamente pelo uso dessas competências, que é a filosofia e a sociologia, elas surgem na prova e geralmente envolvem questões do conhecimento da ética e da moral, depois tem a parte da metafisica e também a parte que relaciona o Poder e o Estado.

Dicas Sociologia e Filosofia – Na verdade por ser questões mais interpretativas, o aluno as vezes pode inferir em duas situações: ou ele valoriza ou passa por cima, justamente por que faltou uma base, mas aí nós temos os cursinhos pré-enem que vão lapidando eles durante todo ano para que eles possam atingir uma pontuação nessas duas disciplinas que são relevantes, principalmente a sociologia que vem tratar toda a problemática dos problemas atuais, movimentos sociais.

Professora Evandro Oliveira.
Professora Evandro Oliveira.

Química: Professores Valdivino Borges e Valter Borges – Aqui é uma invasão que a gente está fazendo, por que como a química muita gente tem um certo receio, então a gente tentou mudar um pouco a história, dando aula e fazendo algumas brincadeiras para chamar atenção do aluno. Dar aula de dupla é uma interação, e a gente tenta levar para o aluno uma aula diferente, para interagir com eles.

Dicas: O Enem testa as suas habilidades e competências, e possui uma didática interdisciplinar, as questões buscam sempre a questão ambiental, aquecimento global, efeito estufa e combustíveis fosseis, então é saber interpretar e lembrar que as questões tentam levar para o cotidiano do aluno.

Professores Valdivino Borges e Valter Borges
Professores Valdivino Borges e Valter Borges

Professor Edvarton Cavalcante – A dica que a gente dá para o aluno agora é que ele tente relaxar o máximo, sei que é difícil relaxar nesse momento, mas é importante que ele se aproxime de pessoas que pensam positivo, e o fundamental é que não use redes sociais, se policiar o máximo, ao invés de usar o WhatsApp, por exemplo, assista um bom filme, converse com pessoas que estejam pensando positivo, tudo isso agrega na aprovação.

No dia da prova – No dia da prova o aluno não deve demonstrar que está com medo, ou não está sabendo da prova, em hipótese nenhuma eu posso deixar o meu concorrente ver que eu estou sem entender a prova, tenho que está concentrado na prova.

Mensagem: Não desista do seu sonho, sonhe cada vez mais alto, trabalhe para realizar o seu sonho e lembre-se de que tudo que o sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado, a hora é de ter consciência tranquila e de acreditar que vai dar certo, por que a gente está acreditando que vai dá tudo certo.

Diretor do Curso Cavalcante, professor Edvarton Cavalcante.
Diretor do Curso Cavalcante, professor Edvarton Cavalcante.

Veja mais fotos AQUI  

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.