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Mel da China chega a região de Picos e preocupa apicultores

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Na manhã desta quinta-feira,07, foi realizado no auditório do Centro Tecnológico em Agronegócio Familiar do Piauí (Centapi), em Picos, um seminário para discutir a atuação da Associação Néctar que desenvolve atividades junto a Casa Apis na macrorregião, e sobre a produção e comercialização do mel.

O evento foi promovido pela Associação Néctar e reuniu representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Cocajupi, Sebrae, Muticom, Sedet e Codevasf.

Sitonho, presidente da Associação Néctar, avalia atuação da instituição - Foto: RiachaoNet
Sitonho, presidente da Associação Néctar, avalia atuação da instituição – Foto: RiachaoNet

O presidente da Associação Néctar, Antônio Leopoldino Dantas, o Sitonho, fez uma retrospectiva da instituição destacando que a mesma não funcionou a contento devido às necessidades de recursos e infraestrutura. Ele ainda enfatizou a necessidade de desenvolver pesquisas no segmento envolvendo a participação de professores.

Outra temática abordada no Seminário foi a concorrência do mel produzido por outros países, a exemplo da China.  “Está entrando mel da China na macrorregião, o que tem prejudicado a venda do produto local. O mesmo disse que a Casa Apis mantém a qualidade e atende todas as normas. “Nosso mel tem toda certificação de qualidade e acompanhamento ”afirmou Sitonho.

O representante da Codevasf, Romualdo Ramos, enfatiza que a instituição  vai fornecer apoio ao Centapi, especialmente na área de fomento. “Temos aqui muitos equipamentos que ainda serão entregues. Estamos trabalhando muito”, disse Romualdo Ramos.

O superintendente da Sedet, Francisco das Chagas, elogiou o trabalho desenvolvido na cadeia do mel local. No entanto, destaca a necessidade de maiores iniciativas e cobranças para o desenvolvimento do setor na região, articulado pela Associação Néctar.

Durante a realização do Seminário ainda foi estimado uma progressão para a exportação do produto em 2015, que deve atingir a marca dos R$15 milhões, superando valores alcançados em 2014 que foram de R$ 10 milhões.

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