ad16
Agenda CulturalCidadeCulturaDestaquesMunicípios

Mestre Joaquim do “Berimbau de Ouro” regressa a Picos para continuar projeto social

O Mestre, Joaquim Rodrigues da Silva, fundador da Associação de Capoeira Berimbau de Ouro, responsável por ajudar diversos Jovens em Picos, através de projeto social realizado com muito amor na capoeira, em parceria com sua esposa, Isaura, está de volta a Picos para dar continuidade. Joaquim esteve recentemente em Curitiba Paraná, para realizar trabalhos e aprimorar seus conhecimentos na área, com o Mestre Burguês do Grupo Muzenza de Capoeira.


O Berimbau de Ouro tem sede no Bairro Parque de Exposição, o grupo já realizou diversos trabalhos em parceria com instituições de ensino da região de Picos PI e na cidade de Araripina PE, sempre em busca de proporcionar a crianças e jovens um mundo melhor, com mais alegria e menos ociosidade.


Hoje, é aniversário do Mestre Joaquim, que comemora 62 anos de capoeira. Ele é autor e interprete de músicas inéditas do CD Associação de Capoeira Berimbau de Ouro, produzido em 2007, não divulgado, mas com chance de ser lançado em breve.


O capoeirista acredita que seja muito importante desenvolver essas expressões culturais como a arte marcial, o esporte, a dança e a música, em um bairro como o Parque de Exposição de Picos, que é área de risco. Para ele, uma forma de inclusão social e prevenção do público alvo.


Para o Mestre dos movimentos ágeis e harmoniosos, a capoeira é uma cultura popular, que contribui na vida do ser humano como instrumento de fusão de corpo e mente, e ainda, no respeito e na educação. E pode ser praticada por qualquer pessoa, de oito a oitenta anos, sem contraindicação.


Joaquim Rodrigues da Silva, nascido em 1959, é natural de Brejo Santo CE, mas com coração em Picos, cidade que o ajudou a transformar sua vida. Iniciou na capoeira em 1968, no Pernambuco. Fez capoeira no Rio de Janeiro. Em 1980 saiu do Rio de Janeiro, e em Araripina montou sua primeira academia.

Em 1981 veio a Picos, montou o primeiro grupo na academia do Samba 13 de Maio. Em 1988, funda o Grupo de Capoeira Berimbau de Ouro.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade