Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Meteorologia aponta chuvas abaixo da média até fevereiro de 2016

Apesar das chuvas que começam a cair na região de Picos, amenizando o forte calor que tem sido característico nos últimos meses, e mudando a paisagem sertaneja, estas ainda não configuram o período de inverno.

Imagem ilustrativa

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a seca que já atinge a região Nordeste há quatro anos deve se manter em 2016. Os dados apontam que até fevereiro de 2016, as chuvas continuam abaixo da média e em áreas isoladas.

O coordenador do INMET, em Picos, Eugênio Lopes, afirma que a seca é decorrente do fenômeno El Ninõ, caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

“A previsão que temos até o momento são de poucas chuvas, o que pode não ser suficiente para as plantações”, disse Eugênio Lopes.

Eugênio Lopes enfatizou ainda que o temporal ocorrido no último domingo, 13, que trouxe vários prejuízos à população, e pegou a todos de surpresa é também ocasionado pelo fenômeno El Ninõ.

Sair da versão mobile