ad16
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Ministério da Saúde libera 3ª dose para quem tem mais de 18 anos; Piauí inicia vacinação na próxima semana

Até agora a dose de reforço só está sendo aplicada em profissionais de saúde, idosos e imunossuprimidos.

O Ministério da Saúde anunciou hoje de manhã que vai liberar a terceira dose ou dose de reforço da vacina contra a Covid para todas as pessoas acima de 18 anos de idade que tiverem completado o esquema de imunização há cinco meses ou mais. A administração da terceira dose para esse público deve começar a partir do próximo sábado e será feita preferencialmente com a vacina da Pfizer. Na falta desta, poderá ser usada a Astrazeneca ou Janssen.

Até então, a dose de reforço estava sendo aplicada apenas para idosos, profissionais de saúde e pacientes imunossuprimidos. O intervalo de aplicação com relação à segunda dose, que era de seis meses, foi encurtado para cinco meses.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

A decisão foi tomada após um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde que demonstrou que a intercambialidade de vacinas, ou seja, a aplicação de vacinas de diferentes fabricantes, aumenta a eficácia da imunização.

Vacinação do Piauí

A Secretaria Estadual de Saúde  (Sesapi) informou no início da tarde desta terça-feira (16) que vai autorizar, a partir da próxima segunda-feira (22), a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid na população a partir de 18 anos. O governo do Piauí aguardava a nota técnica do Ministério da Saúde para liberar a vacinação. 

Até agora a dose de reforço só está sendo aplicada em profissionais de saúde, idosos e imunossuprimidos. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, a Sesapi vai distribuir aos municípios doses de imunizantes em estoque para aplicar na população adulta em geral. A logística ficara a cargos da prefeituras.

Foto: Roberta Aline

“Temos avançando na vacinação, mas reforçamos diariamente a nossa preocupação com a manutenção dos cuidados tão essenciais para evitar o surgimento de novas variantes  e a elevação da taxa de contaminação e mortalidade”, afirma.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade