ad16
DestaquesTodas as Notícias

Ministério Público cobra e Prefeitura de Picos retoma serviço da Zona Azul

A PMP avaliou as possibilidades de retorno e retomará com a Zona Azul a partir do dia 17 de janeiro, próxima segunda-feira.

A Prefeitura Municipal de Picos foi acionada ainda no ano de 2021 pelo Ministério Público do Estado do Piauí para retornar com o sistema rotativo de estacionamento denominado de “Zona Azul”. Ficou acordado por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que o Município teria que retornar a Zona Azul sob pena de multa, sendo esse retorno com data limite fixada para o dia 31 de janeiro. A PMP avaliou as possibilidades de retorno e retomará com a Zona Azul a partir do dia 17 de janeiro, próxima segunda-feira.

Mudanças na Zona Azul

O Prefeito Municipal de Picos, Gil Marques de Medeiros, determinou algumas mudanças para a Zona Azul, dentre elas temos a forma de arrecadação, fiscalização e transparência. O sistema antigo que funcionava por meio de talonários foi substituído por meios eletrônicos que são mais modernos, para que se evite a transação de dinheiro em espécie e traga mais transparência ao processo.

Segundo informações do Procurador-geral do Município de Picos, Dr. Antônio José de Carvalho Júnior, a Zona Azul custará uma quantia de dois reais por até duas horas de estacionamento, e por cada hora excedente, a quantia de um real será cobrada.

“O modo da compra e pagamento dessa tarifa será realizado em alguns guichês de arrecadação, como a Prefeitura de Picos e outros locais divulgados em breve. O contribuinte fará uma espécie de recarga, recarregando um valor para o número da placa do carro, e por meio de tabletes, celulares e aplicativos será feita a fiscalização, dando maior transparência, tanto na arrecadação quanto no uso desses créditos dessa tarifa”, disse o Dr. Antônio Júnior.

Procurador-geral do Município de Picos, Dr. Antônio José de Carvalho Júnior (Foto: Maria Ivonete)

Acompanhe o decreto na íntegra!

DECRETO 06-2022 ZONA AZUL

Ruas de atuação da Zona Azul

Neste primeiro momento de retorno da Zona Azul ao município de Picos, apenas algumas Ruas serão incluídas, objetivando assim uma fase de testes que poderá ser ampliada com o passar do tempo.

As Ruas, Avenidas e entornos de praças serão: Av. Getúlio Vargas (Da estrada de Santos até a Praça Félix Pacheco); Rua Coelho Rodrigues; Rua Santo Antônio; Rua São José; Praça Félix Pacheco; Rua Cel. Luís Santos; Praça Josino Ferreira e Rua Cel. Francisco Santos.

Reorganização do Trânsito

A principal intenção com a retomada da Zona Azul será a de reorganização do trânsito de Picos, principalmente nas áreas do Centro, onde o fluxo de motoristas é maior. Com a implantação da Zona Azul além da fiscalização de veículos, a prática trará mais dinamicidade e rotatividade nos espaços de estacionamentos públicos, pois a cada duas horas os veículos terão essa rotatividade.

O Secretário de Trânsito, Cristiano Portela, acredita que a Zona Azul resolverá essas questões relacionadas a rotatividade do Centro comercial de Picos. Dando mais trafegabilidade e logística para veículos e usuários do trânsito. O gestor também explica que as ruas em que a Zona Azul estiver instalada, as motocicletas não poderão serem estacionadas nelas.

“As motos deverão ser estacionadas nas Travessas, esses locais possuirão os espaços de estacionamento direcionados as motos, com isso, melhoraremos a sinalização para o estacionamento dessas motos”, disse o Secretário.

Fonte: CCOM – PMP

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.