ad16
GeralMunicípios

Ministro certifica Piauí como área livre de febre aftosa

Campanha de vacinação contra febre aftosa - Foto: Arquivo/Reprodução
Campanha de vacinação contra febre aftosa – Foto: Arquivo/Reprodução

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Antônio Andrade, certificará o Piauí como área livre de febre aftosa com vacinação. O novo status dará maior competitividade à pecuária piauiense.

A vinda do ministro ao Piauí acontecerá após chegada de Antônio Andrade de viagem oficial à China, que se inicia nesta quinta-feira (6). O convite foi feito pelo governador Wilson Martins ainda ontem (5), durante audiência em Brasília.

“O Piauí vem fazendo um esforço grande para se livrar dessa pecha horrorosa da febre aftosa desde 2005, quando criamos a Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí. Fizemos concurso, contratamos pessoal, criamos as carreiras de técnico em vigilância sanitária e fiscal agropecuário”, enumerou o governador Wilson Martins.

O governador lembrou os números das últimas seis campanhas de vacinação contra aftosa: em todas elas, o Piauí alcançou índice superior a 90% de cobertura vacinal. “Isso já se reflete economicamente. Um animal do Piauí que antes era comercializado a 200 reais, hoje é comercializado a 600 reais”, exemplificou.

O ministro Antônio Andrade assegurou que o combate à febre aftosa é uma das prioridades do MAPA. “O Piauí é um exemplo para todo o país. Fico muito grato com o convite, tão logo chegue de viagem oficial à China irei assinar, com muito orgulho, essa certificação”, afirmou.

Com a certificação de área livre de febre aftosa com vacinação, os criadores terão maior facilidade de comercialização e transporte dos animais, que poderão ter também preços melhores para venda.

O Piauí também é referência em relação à legislação relacionada à vigilância e sanidade animal. Após a criação da Adapi, foram criadas as Leis de Vigilância Sanitária e Animal, de Vigilância Vegetal e de Uso de Agrotóxicos.

“Temos o reconhecimento do Ministério de que a Adapi é hoje uma das mais modernas agências do setor no país e que tem apresentado resultados acima das metas. O último pré-requisito para a certificação, que é a sorologia, foi cumprida e, decididamente, não existe mais aftosa no Piauí”, ressaltou o governador Wilson Martins após a audiência com o ministro.

A sorologia foi realizada por uma equipe de técnicos do MAPA, que confirmaram a inexistência da doença no Piauí. O teste atingiu uma amostra de mais de sete mil animais em 167 municípios.

Fonte: Ccom

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade