ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
Monsenhor HipólitoMunicípiosTodas as Notícias

Monsenhor Hipólito distribui mudas de caju para pequenos agricultores

O Município de Monsenhor O município de Monsenhor Hipólito através da Secretaria Municipal de agricultura distribui 20 mil mudas de caju para recompor a área da cajuculltura perdida em decorrência dos últimos anos de estiagem na região.  As mudas foram adquiridas através da cooperativa de Cajucultores do Estado do Piauí-COCAJUPI e também através da Secretaria Municipal de agricultura por meio do seu secretário Jocibel Bezerra com apoio do prefeito Zenon Bezerra.

Agricultores recebem mudas
Agricultores recebem mudas

Nos últimos 7 anos o município perdeu uma grande área de plantação de caju por conta da seca e da estiagem de chuvas que dizimou várias propriedades, principalmente aquelas  estão em setores de pouco ocorrência de chuvas ou de terras mais áridas e secas, impactando de maneira significativa a produção de caju e consequentemente a economia do município que tem como base a agricultura.

Secretário de Agricultura de Monsenhor Hipólito, Jocibel Belchior
Secretário de Agricultura de Monsenhor Hipólito, Jocibel Belchior

“ Nosso  intuito de revitalizar a cadeia produtiva do caju. Por isso temos participado das reuniões e do debate na câmara setorial da cajucultura. A COCAJUPI tem um papel importante para revitalizar essa cultura e a cadeia produtiva.  Nesse aspecto conseguimos pela secretaria do município 10 mil mudas e pela COCAJUPI outras 10 mil , totalizando 20 mil . Essas mudas e o hidrogel já estão sendo distribuídas aos pequenos agricultores”, disse Jocibel.

Segundo o secretário de agricultura com essa distribuição de 20 mil mudas dar para revitalizar uma área de mais de 100 hectares agora em 2020. Ele diz que a quantidade de mudas ainda é insuficiente, mas representa um importante passo em busca de revitalizar a cadeia produtiva do caju na região, e em especial no município de Monsenhor Hipólito. 

Ele reconhece que não é o suficiente, mas foi o que deu para conseguir até o momento.   A previsão é de que inda esse ano o município possa receber mais mudas através do Governo do Estado.  O aporte atual foi oriundo de recursos de emenda parlamentar para execução em parceria com APSEM, CODEVASF, COCAJUPI e chegou ao município ela secretaria de agricultura.

A entrega aconteceu nos dias 11 e 12 de fevereiro, beneficiando 92 duas famílias de pequenas cajucultores que agora aproveitam o período chuvoso para recompor a área perdida durante os últimos  7 anos de estiagem.

Distribuição de mudas de cajú em Monsenhor Hipólito
Distribuição de mudas de cajú em Monsenhor Hipólito
Distribuição de mudas de cajú em Monsenhor Hipólito
Distribuição de mudas de cajú em Monsenhor Hipólito
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade