ad16
Concursos

Veja dicas para montar um bom currículo

Um bom currículo.

No início do segundo semestre, muitos estagiários costumam se formar, e as empresas precisam de uma nova leva de universitários para preencher as vagas. Por isso o número de processos seletivos para estágios e trainees costuma aumentar.

Mas para fazer bonito logo na primeira seleção é preciso ter um currículo que se destaque entre os outros. O presidente da curriculum.com, Marcelo Albieri, diz que é justamente nessa hora que muitos candidatos costumam se enrolar.

– Um dos pontos é a montagem do currículo, que pode gerar dúvidas para a maioria desses candidatos.

Portanto, além de boas experiências e habilidades, é preciso saber montar bem um currículo. Primeiro é preciso reunir todas as informações que você quer colocar no seu currículo.

Onde e quando você estudou, se fez  e faz cursos complementares,  se viajou para o exterior, se já estagiou em outras empresas, se fez trabalho voluntário, se participou de atividades acadêmicas entre outras características.

Depois é preciso definir um objetivo. Pensar em que área você quer atuar e como quer exercer suas funções.  Por fim é só organizar o currículo. Marcelo aproveitou e ensinou como montar um currículo básico, mas lembra que direcioná-lo para a vaga que você está concorrendo sempre é bom.

1-Cabeçalho

Nesta parte entram as informações mais básicas como nome, idade, estado civil. Além de como o contratante pode entrar em contato com você, então também vão nesta área endereço, telefones e e-mail

2- Objetivo profissional

Vem logo depois do cabeçalho e serve para já mostrar ao selecionador que área profissional dentro da sua profissão você tem mais interesse.

3- Resumo de experiências

Nesta área você descreve que tipo de trabalhos já fez e as principais empresas onde trabalhou.  Logo depois você descreve as principais experiências que teve, incluindo os resultados, a empresa e o período no qual trabalhou.

4- Formação

É  preciso informar o nome da instituição de ensino em que estudou, o curso que faz e o e ano de conclusão previsto. É recomendável informar mais de um curso, o ideal é colocá-los do mais recente para o mais antigo.

5- Conhecimentos específicos

Se tiver conhecimentos de informática, liste resumidamente os softwares dos quais tem domínio. Línguas também entram aqui, nesse caso é bom colocar o nível de fluência tanto de leitura quando de fala.  Não exagere. Pois seu domínio de uma língua estrangeira pode ser testado nas entrevistas.

6- Viagens

Se você tiver feito um intercâmbio é bom incluí-lo no currículo. Pode ser um diferencial frente aos outros candidatos. Coloque o país,  o motivo da viagem e o ano em que ela aconteceu.

7- Cursos complementares

Caso tenha feito cursos complementares, coloque o nome da instituição e o ano em que fez o curso. Inclua apenas os recentes ou mais importantes para a área que é seu objetivo.

Do R7

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade