MunicípiosPio IX

Moradores denunciam descaso da Agespisa em Pio IX

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Uma internauta utilizou a rede social Facebook para realizar uma denúncia grave contra a Agência de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa). A estudante Rafaela Sousa postou fotos de um derramamento de água que acontece todos os dias, por volta da meia noite, no reservatório que acumula e distribui a água que abastece toda a zona urbana do município de Pio IX.O desperdício foi registrado no bairro Cruzeiro. A água é proveniente do açude Cajazeiras, que apesar de ser o 6º maior reservatório do Piauí, está com sua capacidade abaixo do normal e corre risco de secar totalmente.

Ao procurar o escritório local da Agespisa para relatar a falha, a estudante foi surpreendida pela reação de um funcionário da empresa pública. “A água ali derramada não é suficiente nem para encher um carro pipa, fica tranquila, não é nada demais”, disse o funcionário.
Estação de tratamento. Foto: Wherbty Melo
Estação de tratamento. Foto: Wherbty Melo

Falta de tratamento

A água que chega nas residências do município não é apropriada para consumo humano. Os esgotos da cidade são derramados em um dos afluentes do açude Cajazeiras. Pio IX não tem tratamento de esgoto e o tratamento da água não é adequado.
Água derramada pela Agespisa em Pio IX
Água derramada pela Agespisa em Pio IX

Com coloração verde ou branca, a água chega as torneiras com mal cheiro, muitas vezes até com larvas de mosquito da dengue. Em 2012 um surto de dengue na cidade pode ter sido causado por falta de cuidados com o reservatório da água catada.

Os moradores de Pio IX, perceberam que larvas de mosquito da dengue estavam descendo em grande quantidade pelas torneiras. Depois de várias denúncias, ficou constatado que a caixa d’água era o foco central de infestação.

Ainda hoje é possível observar larvas do Aedes Aegypti nas torneiras.
Com informações do Portal O Dia
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.