Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Moradores sofrem com a falta d’água na zona rural de Bocaina

Barragem de Bocaina

Barragem de Bocaina

[ad#336×280]Mais de 40 família convivem rotineiramente com a falta de água na localidade Lagoa Grande, situada a 03 km da cidade de Bocaina-PI. Populares local procuraram o Bocaina News e relataram as dificuldades.

Segundo a população, faz anos que o fornecimento de água é problemático naquela localidade, principalmente para as famílias que moram em lugares mais altos, onde a água só vai nas caixas d’água a noite ou na madrugada, mas atualmente nem nesse horário está tendo água.

Entendo a situação: A responsabilidade do poço tubular é da prefeitura, mas o funcionário encarregado pelo enchimento da caixa e tubulações é pago pela população, uma espécie de “vaquinha”.

A barragem está com apenas com 22% da capacidade de água – Foto: Gil Oliveira/ G1 PI

De acordo com informações dos populares, a reportagem listou uma sucessão de casos que contribuem para o comprometimento do fornecimento de água:

Solução eminente: A perfuração e implementação de um novo poço tubular, a comunidade já doou até um terreno, segundo informes já tem um projeto para perfuração desse poço tramitando a mais de 3 anos, outra solução poderia ser a troca e manutenção de toda a tubulação.

Depoimentos: “Já teve dias que até água pra beber faltou, pois a água não subia na torneira que tem o filtro, pra não ficar com sede, bebemos água de baldes”. “O banheiro já ficou interditado por semanas, a água não subia na caixa e consequentemente não dava pra dá a descarga”. “Tomei banho várias de balde, não tinha água no chuveiro”, “lavo roupas na casa da vizinha, que mora em lugar mais baixo e tem água, aqui em casa faz dias que não pinga as torneiras”

Esperança: Espera-se que a solução seja solucionada ou amenizada, de acordo com o site do D.O.M (Diário Oficial dos Municípios) a Prefeitura de Bocaina vai investir R$ 60 mil em manutenção do poços tubulares do município.

Fonte: Bocaina News

Sair da versão mobile